Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Do empreendedorismo empresarial ao social

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

A palavra empreendedorismo foi popularizada no Brasil, se muito, nos últimos dez anos. Inicialmente esteve atrelada às atividades de mercado, que visam lucro, objetivos essencialmente econômicos, nos moldes capitalistas mais convencionais. Até pouco tempo, era considerada uma redundância falar em “empreendedorismo empresarial”. Muitos ainda continuam utilizando a palavra nesse sentido, mas o século XXI surpreende com novos paradigmas e rápidas alterações etimológicas. O que outrora era impensável, é hoje fato. Assim acontece com a expressão “empreendedorismo social”.

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o surgimento do empreendedorismo social é fortemente influenciado pelo empreendedorismo empresarial, mas apresenta características próprias, segundo estudiosos e publicações especializadas. O empreendedorismo privado é individual, voltado à produção de bens e serviços para o mercado e visa satisfazer as necessidades dos clientes e ampliar as potencialidades de negócio. Sua medida de desempenho é o lucro.

Já o empreendedorismo social é coletivo, produz bens e serviços para a comunidade, tem foco na busca de soluções para os problemas sociais e visa resgatar pessoas da situação de risco social e promovê-las. Sua medida de desempenho é o impacto social.

Glauco explica que empreendedores sociais são pessoas que têm visão estratégica, habilidades e determinação, não descansam enquanto não resolverem os problemas sociais, não apenas na sua localidade, mas em todo o sistema.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts