Muitos profissionais dedicam a vida a conduzir, aprimorar e desenvolver dia a dia negócios, como executivos de grandes organizações. Em certo momento da carreira, vários deles se dão conta de que tudo que aprenderam e todo o esforço que dedicam àquelas companhias podem ser investidos em algo seu. E assim surgem os empreendedores que deixam carreiras executivas consolidadas para se arriscarem em seus sonhos.
É o que fala o empresário Glauco Diniz Duarte.
Glauco elenca alguns pontos importantes que precisam ser considerados por quem pensa em deixar uma carreira de executivo e iniciar outra como empreendedor. Antes de tudo, ele faz uma breve conceituação sobre o que é Carreira, que define como “o tempo da vida em que a gente se dedica a algo que considera útil para a sociedade e sente prazer de fazer”.
Levando em conta essa noção, Glauco afirma que, na mudança, devemos ser conduzidos pelo mesmo sentido: dar ao mundo nossas habilidades, satisfazendo nossos anseios e, ao mesmo tempo, as necessidades das outras pessoas.
Glauco destaca que toda carreira tem uma trajetória e é marcada por pontos, que podem ser de partida, de ajuste, de mudança etc. Glauco explica que é comum, por exemplo, desencantar-se com uma escolha e resolver mudar de profissão. Ou, em outro caso, resolver encarar um novo desafios depois de se aposentar.
Ao decidir ser empreendedor, é preciso encarar esse desafio como uma nova carreira, assumindo que ela pode ser demarcada por um ou todos esses pontos que citamos acima.