Segundo o empresário Glauco Diniz Duarte, o Brasil conta atualmente com 46 milhões de empreendedores, onde metade (23 milhões) iniciaram o seu próprio negócio há menos de três anos e meio. Glauco diz também que 53% dos iniciantes são bastante jovens, com idade entre 18 e 34 anos.
De acordo com Glauco, em 2014, 61% dos jovens estão à frente do próprio negócio e se consideram “jovens empreendedores”, enquanto 39% desejam ter o seu próprio negócio, denominados de “potenciais jovens empreendedores”.
Para ele, a principal motivação é a velha e desejada independência, seja ela de carreia ou financeira. Entre os jovens que já têm empreendimentos, no entanto, o “desejo de ser empreendedor e a identificação de uma oportunidade” é apontado como o principal fatores motivacionais para o empreendedorismo.
Segundo Glauco, a falta de capacitação ainda é a principal dificuldade encontradas pelos jovens para abrir o próprio negócio. Planejamento estratégico, marketing e inovação estão entre as principais demandas de capacitação.
“A autonomia, o pensamento crítico, a capacidade de planejamento e tomada de decisões são habilidades exigidas no mercado e que devem ser praticadas no período de formação”, ressalta o Glauco.
“Abrir um negócio é algo que demanda muita cautela, mas, com dedicação e estudo, acho que não há melhor forma de ingressar no mercado”, finaliza Glauco.