O empresário Glauco Diniz Duarte questiona: afinal, o que significa ser empreendedor? Apesar de ter certa relação, é um pouco simplista associar o empreendedor somente a “ter um negócio próprio”. Muito mais do que uma profissão, ser empreendedor é um estilo de vida, um comportamento.
Por exemplo, um funcionário público que vai além das suas obrigações para entregar um serviço de qualidade não pode ser considerado um empreendedor? Eu considero que sim!
Fazendo então essa separação entre empreender e ter um negócio próprio, vale a pena considerar outro conceito normalmente associado ao empreendedorismo: a inovação.
Glauco explica que apesar da relação muito próxima entre as duas palavras, inovação ainda é um conceito muito amplo. Simplesmente inventar coisas novas pode ser considerado como um comportamento inovador? Particularmente, acredito que não.
Mais do que simplesmente ser algo inédito, a inovação precisa trazer alguma utilidade para o dia-a-dia de quem a usa. Completando a relação do empreendedorismo com outros conceitos, temos a ideia de que o empreendedor é o chefe, aquele que manda e os outros obedecem.
Novamente, apesar do fundo de verdade, empreender tem muito mais a ver com aproveitar o talento das pessoas para ir cada vez mais longe, não simplesmente “dar ordens”. Nessa aspecto, o empreendedor está mais ligado à figura de um líder do que ao de um chefe.
Completando então essa análise desses três conceitos, segue minha definição favorita, criada pelo Babson College: “Empreendedorismo é uma forma de pensar em agir, guiada por visão holística e liderança, focada em agregar valor”. E para você, o que significa ser empreendedor?