De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a sociedade, o governo e as empresas enfrentam os desafios do desenvolvimento social, econômico e ambiental, como a exclusão socioeconômica de uma grande parcela da população mundial e a deterioração dos recursos naturais e ambientais. Surge, então, o desafio de formar novos talentos, que desenvolvam novas ideias e formas de criação, gestão e sustentação de empresas que contribuam efetivamente para a transformação social garantindo o retorno para os empreendedores e os investidores.
A todo instante a sociedade, o governo e as empresas enfrentam os desafios relacionados ao desenvolvimento social, econômico e ambiental. Entre os problemas estão a exclusão socioeconômica de uma grande parcela da população mundial e a deterioração dos recursos naturais e ambientais.
Glauco destaca que por meio dessas dificuldades surgem novos dilemas, especialmente para empresas que sofrem com a má formação de pessoas. Desenvolver novos talentos é auxiliar criação de novas ideias e de novas formas de criação. Além disso, a ação promove uma melhor gestão e a sustentação de corporações mundialmente. Dessa forma é possível iniciar uma grande transformação social de um país, garantir o retorno financeiro e produtivo para empreendedores e para investidores.
Segundo Glauco, o empreendedor social é quem cria uma organização da sociedade civil ou uma empresa que tem finalidade social e, simultaneamente, busca resultado financeiro positivo. Portanto, o conceito de empreendedor social envolve as características de qualquer empreendedor: ser visionário, estrategista, criativo e ético –e acrescenta a elas um comprometimento com mudanças sistêmicas relacionadas a problemas sociais.