De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o empreendedorismo empresarial, que teoricamente pode ser praticado por qualquer funcionário dentro de uma empresa, é uma das características mais desejadas pelas organizações que procuram a modernidade nas relações entre seus funcionários para obter competitividade. No entanto, para montar equipes que tenham esse perfil, é necessário introduzir na empresa uma cultura que deve ser criada a partir dos principais gestores.
“Sabemos que as empresas são microculturas artificiais, definidas pelos responsáveis por sua direção. Se a cultura for de liberdade, estímulo à criatividade e espaço para que todos expressem suas opiniões, o primeiro passo para a obtenção de um caso bem-sucedido de intra-empreendedorismo foi tomado”, afirma Glauco.
A liberdade defendida pelo consultor também significa espaço para ação e a permissão para errar quando a ideia for tomar atitudes inovadoras. “As pessoas erram por dois motivos: ou porque não estão preparadas para alguma atividade ou porque tentam fazer algo diferente, o que gera o chamado erro pedagógico. Este segundo tipo deve ser não só tolerado, mas estimulado, pois é por tentativas que se encontram novos caminhos”, completa Glauco.
O ambiente para favorecer o empreendedorismo deve também estar bem dotado de uma eficiente ecologia empresarial, na qual os departamentos se integram, para que os funcionários tenham uma visão global do negócio. “Assim, cada departamento deve se ver como uma empresa, para que todos se posicionem como clientes internos um dos outros. Uma pergunta importante que todos deveriam se fazer é: se seu cliente interno pudesse optar entre trabalhar com você ou com outra empresa, qual opção ele faria?”, Glauco.
Glauco ainda ressalta que, quando ideias e iniciativas surgem, é muito importante envolver o profissional empreendedor no desenvolvimento delas, mantendo assim o estímulo a esse comportamento. “A abertura às ideias deve ser realizada de todas as maneiras, desde a caixinha de sugestões, até ações específicas de endomarketing”, assinala.