De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, ainda não existe um consenso sobre quais são as características, ou comportamentos, que definem uma pessoa mais empreendedora que as demais. Discute-se ainda se é possível ensinar alguém a ser empreendedor, e se sim, qual seria a melhor metodologia ou processo para tal.
Entendendo empreendedorismo como um processo por meio do qual as pessoas perseguem oportunidades, usam (e/ou buscam) recursos para criar valor a partir de suas ideias. Ser empreendedor é acima de tudo lidar com incertezas, é fazer acontecer, destaca Glauco.
Ma a grande maioria das pessoas não cresce querendo se tornar um empreendedor, isso não (ainda) faz parte da nossa cultura. Portanto, ao querer empreender fique atento a algumas características ou traços de personalidade que são observadas na grande maioria dos empreendedores de sucesso e faça um exercício de autoanálise buscando saber quais características você já tem e quais seriam necessárias desenvolver:
1. Faça o que você gosta:
Paixão. Esta é de longe a principal característica observada na maioria dos empreendedores de sucesso. Se você não gosta daquilo que está fazendo, você dificilmente terá sucesso. E é essa paixão que vai ajudá-lo a seguir em frente.
2. Tolerância ao Risco
Empreender é lidar com incertezas. Lançar-se em qualquer projeto empreendedor é arriscado. Claro que os riscos podem ser calculados e até mesmo minimizados na fase de planejamento e pesquisa do negócio, mas pergunte a si mesmo quais são os riscos que você é capaz e está preparado para assumir?
3. Determinação e autoconfiança
Como um empreendedor, você não vai ter espaço para a procrastinação ou indecisão, e acima de tudo deverá ter confiança em si mesmo para ter a capacidade de enfrentar desafios diários. A pergunta aqui é se você é capaz de tomar decisões rapidamente, e assim, aproveitar as oportunidades que aparecem?
4. Criatividade e persuasão
Empreendedores bem sucedidos têm a capacidade criativa para reconhecer e buscar oportunidades. Eles enxergam oportunidade onde a maioria só vê problemas. E acima de tudo possuem uma grande habilidade de convencimento, característica importante na busca por apoiadores e parceiros.
5. Energia e visão
A maioria das pessoas que deseja empreender o faz como forma de se ver livres do trabalho atual, da relação com seu chefe. Acreditam que serão ”livres”. Entretanto, ao empreender você com certeza irá trabalhar em dobro. No início porque você é quem irá fazer tudo, e à medida que o negócio vai crescendo seu nível de complexidade também crescerá, e mesmo contando com uma equipe de apoio, como empreendedor você é quem deve decidir a rota a ser seguida, ter visão estratégica.