De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o empreendedorismo pode começar nas nossas vidas apenas com um pequeno pensamento ou com uma pequena ideia… Dar ouvidos aos pequenos devaneios que surgem é um começo! E vocês têm “ouvido” a vossa mente e o vosso coração?
Glauco lista 5 passos para inspirar quem que aquele sonho que pode estar escondido…
1.Dar atenção ao que existe em nós
Para começarmos um projeto não é necessário esperarmos que uma GRANDE ideia surja. Grandes empresas nascem de pequenas ideias, simples. Dar atenção às nossas capacidades, aptidões, aos nossos interesses pode ser o começo de um grande projeto de vida.
2.Pensar em grande
Os projetos podem (e muitas vezes devem) desenvolver-se, primeiramente, numa escala local. Porém, a visão deve ser sempre maior! Deve-se aperfeiçoar o projeto nos primeiros tempos, mas sempre com objetivo de expandi-lo à escala global. Pensar em grande é o caminho para atingirmos os objetivos.
3.Não limitar o projeto ao plano delineado
Delinear uma estratégia e um plano de ação faz parte do processo. É importante definir um caminho mas nunca torná-lo único! Ao longo do desenvolvimento do projeto muitos aspectos se vão alterando e consequentemente o plano de ação. É necessário saber-se ser flexível.
4.Procurar outras opiniões e conselhos
Quando olhamos o nosso projeto vemo-lo quase que como um bebê. Estamos apaixonados por ele e isso pode levar a que não o percebemoss com clareza. Ouvir a opinião de alguém conhecedor da área e pedir conselhos dará um input ao desenvolvimento da nossa ideia.
5.Não ter medo de falhar
Os erros fazem parte da vida e é com eles que aprendemos. É importante sim analisar as falhas de forma a melhorar o nosso desempenho ou o plano do projeto. Isso só confere mais experiência ao nosso background e mais solidez ao nosso caminho.