De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a primeira coisa que vem à mente de uma pessoa que quer começar um negócio é: dinheiro. Mas será que é possível empreender sem ter capital para isso? A resposta é sim! Com cuidado e muito planejamento, é possível entrar para o empreendedorismo mesmo sem ter recursos para isso.
Não importa o seu capital, o fundamental nesse momento é o seu planejamento. Logo, destaca Glauco, estabeleça um plano de negócios – ou, então, encontre um parceiro que consiga te ajudar a cria-lo. Esteja certo sobre questões como público alvo, mercado, concorrência, custos, objetivos e conhecimento sobre a área. Melhor não arriscar em algo que você não domina, certo?
Glauco diz que antes ou no processo de desenvolver a sua marca, busque conhecer a concorrência. Saiba o que eles fazem, o que não fazem, as reclamações dos consumidores e possíveis furos que eles não estão cobrindo. Isso dará ao seu produto a chance de já começar com algum diferencial. Reúna o máximo de informações possíveis, incluindo melhores localizações.
Glauco diz que uma empresa não é nada sem uma equipe. Tenha em mente que tipo de profissional você quer e precisa e também quantos. Seja realista e trabalhe a favor do seu orçamento apertado. Busque pessoas engajadas e que tenham vontade de crescer tanto quanto você. Gente que goste da área na qual você pretende investir é muito bem-vinda.
A partir de então, é hora de tirar a ideia do papel. Se você possui um trabalho paralelo, mantenha-o enquanto desenvolve a sua empresa. Ter essa renda certa pode ajudar muito nesse momento. O segundo passo é buscar fomento para a sua ideia. Seja por meio de um investidor, sócio ou empréstimo, você precisa encontrar alguém que acredite no seu ideal o bastante para colocar dinheiro nele.
Uma vez com o projeto iniciado, é hora de divulgar. A propaganda é a alma do negócio, use e abuse dela. Vale usar as redes sociais, os amigos e o boca a boca. Esse é o momento de fazer com que a sua ideia seja conhecida, algo que pode trazer não apenas novos clientes, mas novos contatos também.