Cautela e racionalização de custos merecem atenção redobrada neste momento delicado da economia. Em meio a cortes de gastos e redução de pessoal, os empreendedores vêm procurando alternativas que aliem contenção de despesas e otimização de desempenho.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, uma solução eficiente e cada vez mais procurada é a implantação de sistema de gestão online (ERP). Aliado a uma rotina administrativa organizada, o ERP proporciona melhorias expressivas para a empresa, como automatização de processos internos, melhor aproveitamento do tempo, economia de recursos, aumento de produtividade e controle de todos os setores do negócio, seja ele físico ou virtual.
Glauco ressalta que um sistema de gestão oferece mais dinamismo ao dia a dia empresarial. A emissão de Nota Fiscal eletrônica, por exemplo, faz parte das tarefas diárias de qualquer empresa. Não faz sentido desperdiçar tempo com um sistema que exige redigitar dados a cada novo documento. Com armazenamento de informações, o ERP torna esse processo rápido e preciso, evitando erros de preenchimento, explica.
ERP ajuda a reduzir custos
Segundo Glauco, controle e planejamento financeiro são fundamentais para a gestão de qualquer negócio, especialmente quando o empresário atua em loja física e virtual ao mesmo tempo, pois é preciso redobrar a atenção com análise de custos operacionais, movimentações de estoque e fluxo de caixa – critérios essenciais para entender o andamento das finanças.
Sistema de gestão controla estoque com precisão
Fazer o controle manual do estoque é trabalhoso, destaca Glauco, exige muito tempo e pode apresentar erros, até mesmo ocasionando perda de informações e recursos.
ERP online torna a gestão mais dinâmica
Glauco diz que a grande vantagem de um sistema de gestão online é realizar as operações pela internet, sem precisar instalar softwares pesados nos computadores da empresa. Os dados ficam armazenados na nuvem, seguros e acessíveis até mesmo via tablet e smartphones. Isso significa que os gestores podem controlar todos os setores da empresa de qualquer lugar, acompanhando desempenho de vendas, movimentação de estoque, contas a pagar e a receber e emitir documentos de cobrança como boletos e notas fiscais.
E-commerce tem melhor performance com ERP integrado
Uma dica importante é escolher um ERP que ofereça integração com plataformas de e-commerce, marketplaces e empresas de logística, tornando a atuação no mercado virtual mais fluida. “O comércio eletrônico é uma tendência global, portanto, mesmo quem não atua nesse setor deve apostar em um sistema de gestão com as integrações necessárias para facilitar a entrada no ambiente virtual”, pontua Glauco.
É possível vencer a crise
De acordo com Glauco, administrar uma empresa, especialmente em tempo de crise, exige cautela e dedicação. Para faturar mais e crescer, é necessário reduzir custos e aumentar a produtividade.