Você sonha em tornar-se um grande empreendedor, mas não sabe por onde começar?
Ou melhor, tem dúvidas quanto a que caminho tomar na escolha do ramo de atuação da sua futura empresa.
Pense que isso não é algo que você irá simplesmente escolher porque simpatiza com o determinado segmento.
É claro que trabalhar com algo que você não gosta acabaria com o sentido do empreendedorismo, que é exatamente proporcionar maior independência, prazer e motivação no trabalho.
O empresário Glauco Diniz Duarte diz que a principal dica que pode dar para quem está pensando em começar o seu próprio negócio, mas ainda não decidiu o que deseja fazer é estar atento às oportunidades do mercado.
Sempre existirão produtos ou serviços para os quais há uma demanda, que não é totalmente atendida.
Como identificar oportunidades para empreender
Glauco explica que o espírito do empreendedorismo está em ter a sensibilidade de captar exatamente onde se encontra essa demanda e lançar inovações para atendê-la diretamente.
Se você conseguir fazer isso, não há como errar: sua empresa passará de um pequeno negócio individual a proporções que se tornarão a cada dia maiores.
O mercado está aberto para novidades facilitadoras.
Glauco diz que fica evidente que mesmo serviços já existentes podem ser oportunidades, desde que se faça algo diferente e que seja mais fácil para as pessoas.
É claro que não é fácil assim sair por aí criando produtos e serviços novos e, neste caso, uma solução é observar, por exemplo, quantos concorrentes existem próximos a você. Se existem duas sorveterias em determinada rua, por exemplo, nem pense em abrir a terceira.
A menos que não tenha algum diferencial em seu sorvete, faça isso se não tiver nenhuma por perto… E se você não estiver no Alasca.
Observe o mundo a sua volta, observe produtos ou serviços que você queria que existisse ou que fossem diferentes. Coloque sempre a pergunta “E se?”.
Dessa forma poderá encontrar novidades, idealizar coisas que seriam inovadoras e quem sabe alguma ideia e uma nova startup pode surgir!