GLAUCO DINIZ DUARTE – Energia Solar Fotovoltaica x Aquecimento Solar. Entenda as diferenças
Energia Solar Fotovoltaica x Aquecimento Solar. Entenda as diferenças. Muitas pessoas ainda confundem o uso de aquecedores solares com a energia solar fotovoltaica. Ambos utilizam a energia solar para atingir seus objetivos, mas o fazem de maneiras muito diferentes. Nesse post vamos explicar como esses sistemas funcionam e quais as principais diferenças entre eles.
Aquecedores Solares
Os sistemas de aquecimento solar aproveitam o calor proveniente da radiação do sol para aquecer a água utilizando coletores solares e um reservatório térmico. A água sai do reservatório e passa dentro de coletores solares, que normalmente são compostos por placas de vidro e uma tubulação interna feita de cobre ou alumínio. Os coletores solares aquecem a água dentro da tubulação, que retorna para o primeiro reservatório ou passa para um segundo reservatório térmico que armazena apenas a água quente. O sistema se conecta à rede hidráulica do imóvel provendo água quente para chuveiros e torneiras.
As diferenças de densidade entre água fria e quente permitem que o sistema mantenha um fluxo constante, sem a necessidade de usar bombas para abastecer o reservatório. No entanto, sistemas maiores com muitos coletores, para o aquecimento de piscinas por exemplo, podem precisar de bombas que usam eletricidade. Além disso, alguns sistemas podem ainda possuir um sistema auxiliar de aquecimento, movido a gás ou eletricidade, acionado em épocas em que apenas a radiação solar não é suficiente para aquecer a água ao ponto desejado.
Painéis Fotovoltaicos
Diferentemente dos aquecedores, estes sistemas utilizam células fotovoltaicas que aproveitam a luz do sol para gerar corrente elétrica. Para os sistemas fotovoltaicos, dias frios não são um problema. Muito pelo contrário, baixas temperaturas aumentam a eficiência do processo e portanto favorecem a geração de energia elétrica.
Normalmente feitas de diferentes camadas de silício, as células são agrupadas e conectadas em painéis fotovoltaicos. Enquanto houver luz solar atingindo as células fotovoltaicas a energia será gerada e estará imediatamente disponível para utilização. Já falamos sobre o funcionamento das células fotovoltaicas em um outro post, para saber mais clique aqui.
Os sistemas de geração de energia solar distribuída são compostos por painéis fotovoltaicos, inversores, cabos elétricos e outros componentes de segurança que são conectados diretamente na rede elétrica já existente em um imóvel. Assim, dependendo sempre do tamanho, o tempo de instalação de um sistema fotovoltaico também é reduzido, por envolver poucas intervenções na estrutura. Uma instalação residencial, por exemplo, pode durar apenas 3 dias, sem interferir nas tarefas do dia-a-dia.
Além disso, de acordo com as resoluções 482 e 687 da ANEEL, se a geração de energia for maior que o consumo, é possível enviar a energia extra para a rede elétrica da concessionária, gerando créditos que podem ser utilizados a noite ou exportados para outras unidades consumidoras do mesmo titular.
Para que a instalação do sistema solar fotovoltaico seja possível, a concessionária de energia precisa trocar o medidor convencional por um medidor bi-direcional, capaz de contabilizar tanto o consumo a partir da rede elétrica quanto a injeção da energia produzida. É importante lembrar que a responsabilidade e os custos envolvidos na troca do medidor são da concessionária!
Comparação
A diferença entre os sistemas de aquecimento e sistemas fotovoltaicos é que o aquecimento solar se limita a aquecer a água, enquanto os sistemas fotovoltaicos produzem energia elétrica, que por sua vez pode realizar diversos trabalhos – inclusive esquentar a água! Com o sistema de aquecimento é possível reduzir o consumo de energia ao deixar de utilizar chuveiros elétricos. Já o sistema solar fotovoltaico implica na redução da conta de energia considerando o uso de todos os equipamentos elétricos.
Dito isso, é importante ressaltar que os sistemas de aquecimento têm um papel muito importante na eficiência energética das casas e edifícios. Afinal, em uma única etapa de transformação, convertem o calor proveniente do sol em água quente. Para atingir o mesmo objetivo os painéis fotovoltaicos precisam converter a energia solar em corrente elétrica para posteriormente transformá-la em água quente. Ou seja… Para se obter água quente, a alternativa mais eficiente é o aquecedor solar. Por isso o mais interessante é realizar uma análise detalhada das necessidades energéticas dos edifícios para determinar a melhor forma de aproveitar a energia solar, tanto através de aquecedores como através de painéis fotovoltaicos.
Para ambos os sistemas, o melhor lugar para a instalação é um local que tenha amplo acesso à luz do sol, sem obstáculos que possam gerar sombra. Mas, diferentemente dos sistemas de aquecimento solar, os sistemas fotovoltaicos podem ser instalados em áreas no solo, e não apenas em telhados, sem prejuízo para a geração de energia.
É importante lembrar que os dois sistemas não são excludentes, mas podem atuar de maneira complementar. Mas ao planejar a utilização da energia solar em um imóvel juntamente do aquecimento de água é interessante reservar a área com menos possibilidade de sombreamento para as placas fotovoltaicas. Devido à natureza dos processos, as sombras são muito mais prejudiciais à geração de energia elétrica do que à geração de calor.
Agora que você já sabe a diferença entre os dois tipos de sistemas, entre em contato conosco para saber como você pode economizar ao gerar sua própria energia!