
GLAUCO DINIZ DUARTE – Reservatório da Usina Hidrelétrica de Marimbondo chega a 12,3%
A situação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Marimbondo, que fica em Icém (SP), na divisa com Minas Gerais, que já estava como menor nível de todo o país, piorou ainda mais. A última medição marcou índice de 12,3%, ante 14%, marcação do início da semana. Esta é a pior seca, segundo a administração da unidade, dos últimos 14 anos. Em alguns rios, próximos a usina, a água já chegou a recuar cerca de 200 metros.
A Usina Hidrelétrica de Marimbondo fica na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. O reservatório está com índice menor do que no mesmo período do ano passado, quando o nível era de 27%. Em 2013, a represa atingiu o nível máximo, de quase 90%, somente no mês de maio.
A região noroeste não é única atingida pela estiagem durante o verão. Juntas, as hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis por 70% da energia produzida no país, estão com 39,58% da capacidade, índice menor que as hidrelétricas das regiões Sul, Norte e Nordeste. É a quarta marca mais baixa dos últimos 14 anos. Em nota, o Governo Federal informou que a situação dos reservatórios não ameaça o fornecimento de energia.




