GLAUCO DINIZ DUARTE Um carro movido a energia solar pode estar atingindo a estrada até 2019
Lightyear One, um carro cuja capacidade de usar a energia solar tenha sido pensada como uma façanha impossível, acabou de ganhar um Prêmio de Inovação para Mudanças Climáticas.
Desenhado pela start-up holandesa Lightyear, o “carro que se recarrega” pode supostamente dirigir durante meses sem recarregar e tem uma faixa de 400-800 km de autonomia. Mas é possível um carro com energia solar?
Durante anos, o conceito de “carros com energia solar” surgiu sobre a indústria automotiva como um futuro esperançoso e possível. Mas há muitos que argumentam que esse conceito não é apenas impraticável, é basicamente impossível.
Por exemplo, um telhado solar que foi projetado para alimentar o Toyota Prius foi encontrado apenas útil em combinação com um sistema de carregamento de baterias tradicional e só adicionou 4 milhas adicionais na autonomia – nada impressionante.
Um engenheiro mesmo calculou a capacidade de energia de um carro com um telhado solar sob a quantidade ideal de radiação solar, e os resultados são inviáveis.
Os engenheiros medem a taxa em que o trabalho de um motor é feito em “cavalo-vapor” (hp): o carro equipado com um telhado solar tinha uma potência de 6,4. Para comparação, o engenheiro Tom Lombardo disse: “minha máquina de cortar grama tem um motor de 18 hp”.
Os primeiros 10 carros do Lightyear One devem ser lançados em 2019. Até agora, os veículos totalmente movidos a energia solar não eram considerados uma perspectiva realista, os Veículos Elétricos Assistidos Solares (SAEVs) foram considerados a melhor opção possível para carros solares, somando centenas de milhas na autonomia de um carro.
Mas, o holandês Lightyear promete derrubar o cânone com um carro que não é totalmente alimentado pelo sol, mas também supera alguns dos desafios convencionais associados à tecnologia, como intermitência e baixo desempenho.