Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

GLAUCO DINIZ DUARTE Urbanos

GLAUCO DINIZ DUARTE  Urbanos
GLAUCO DINIZ DUARTE Urbanos

GLAUCO DINIZ DUARTE  Uma nova abordagem rápida e estimativa do potencial de energia solar em ambientes urbanos

Os pesquisadores da TU Delft desenvolveram uma nova abordagem para o cálculo rápido e preciso do potencial de energia solar das superfícies no ambiente urbano. A nova abordagem pode ajudar significativamente os arquitetos e planejadores urbanos a incorporar a tecnologia fotovoltaica (energia solar) em seus projetos. As descobertas foram apresentadas na segunda-feira, 4 de fevereiro, na Nature Energy.

Edifícios, árvores e outras estruturas em áreas urbanas causam sombreamento de módulos solares, o que afeta fortemente o desempenho de um sistema fotovoltaico. A avaliação precisa desse desempenho e o preço / desempenho dos sistemas fotovoltaicos, facilitarão sua integração no ambiente urbano.

Diversas ferramentas estão disponíveis para simular o rendimento energético dos sistemas fotovoltaicos. Essas ferramentas são baseadas em modelos matemáticos que determinam o incidente de irradiância em módulos solares. Ao repetir o cálculo da irradiação incidente ao longo do ano, as ferramentas fornecem uma irradiação anual recebida pelos módulos. No entanto, não é fácil determinar com precisão a quantidade de eletricidade que um sistema fotovoltaico gera em um ambiente urbano. Simulações atuais tornam-se computacionalmente altamente exigentes, já que o sombreamento dinâmico dos objetos circundantes, causado pelo movimento anual do sol, deve ser levado em conta.

Uma nova abordagem simplifica o cálculo e permite ao usuário realizar uma avaliação rápida do potencial de energia solar para grandes áreas urbanas, mantendo alta precisão. Baseia-se numa correlação entre um perfil de horizonte e a irradiação anual recebida num determinado ponto urbano. Este método é explicado e validado em um estudo publicado no periódico Nature Energy. O estudo demonstra que a irradiação solar total anual recebida por uma superfície selecionada em um ambiente urbano pode ser quantificada usando dois parâmetros que são derivados do perfil do horizonte: o fator de visão do céu e o fator de cobertura solar. Enquanto o primeiro parâmetro é usado para estimar a irradiação do componente luz solar difusa, o segundo é indicativo da irradiação do componente luz solar direta. Estes dois parâmetros podem ser obtidos de forma fácil e rápida a partir do perfil do horizonte. O estudo mostra que o uso desses dois parâmetros reduz significativamente a complexidade computacional do problema.

Andrés Calcabrini, estudante de doutorado no departamento de Energia Elétrica Sustentável, desenvolveu a nova abordagem sob supervisão do Dr. Olindo Isabella e do Professor Miro Zeman. O grupo de Materiais e Dispositivos Fotovoltaicos (PVMD) já integrou a abordagem em uma caixa de ferramentas de software que pode calcular com precisão o rendimento de energia dos sistemas fotovoltaicos em qualquer local. Olindo Isabella, chefe do grupo PVMD: “Nossa abordagem rápida integrada em ferramentas de software para calcular o potencial de energia solar pode facilitar significativamente o projeto e a distribuição de edifícios com sistemas fotovoltaicos integrados em estruturas de planejamento urbano. Também ajudará os investidores a tomar decisões sobre a integração Sistemas fotovoltaicos em edifícios e outros locais urbanos “.

GLAUCO DINIZ DUARTE  Urbanos
GLAUCO DINIZ DUARTE Urbanos
GDE - energias renováveis - solar e eólica
GDE – energias renováveis – solar e eólica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Energia Solar Fotovoltaica BH - GDE Solar
Energia Solar Fotovoltaica BH – GDE Solar
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts