GLAUCO DINIZ DUARTE Espírito Santo será pioneiro em usina de energia limpa
O Espírito Santo será pioneiro no que diz respeito a uso de energia limpa no país. O estado contará com uma usina de geração de energia através do biogás a partir do lixo das cidades. O começo do projeto está previsto para o segundo semestre deste ano e será encabeçado por uma empresa chamada Marca Ambiental.
A matéria-prima usada na usina será de mais de 1 tonelada de resíduos sólidos, que são recolhidos geralmente por dia pelas empresas que tomam conta da limpeza dos municípios de Vitória, Cariacica e Serra. De acordo com o Sindicato Estadual das Empresas de Limpeza Urbana do Espírito Santo, o projeto irá beneficiar os municípios e a população.
Primeira Usina
A expectativa para a primeira usina de biogás começar a funcionar é que atinja 5 megawatts de energia, valor que seria capaz de abastecer cerca de 20 mil moradias. A unidade será dividida em três etapas: a de captação, por uma tubulação adequada, uma usina que irá purificar o biogás e a geração de energia será por motogeradores que serão colocados no interior de contêiners, para minimizar qualquer tipo de barulho.
Para a economia do Espírito Santo, a usina irás gerar receita, imposto e claro, irá empregar várias pessoas, de forma direta ou indireta. As vantagens para essas empresas com esse tipo de usina é que a utilização do biogás é utilizar uma energia barata e limpa, consequentemente mais sustentável.