GLAUCO DINIZ DUARTE Projetos fotovoltaicos da WEG no Nordeste geram energia para abastecer cerca de 200 mil residências
Os projetos fotovoltaicos desenvolvidos pela multinacional brasileira WEG nos estados do Nordeste somam energia suficiente para abastecer cerca de 200 mil residências. Com os novos contratos no País, a companhia consolida-se como uma das principais fornecedoras de produtos e soluções para usinas solares do País.
O primeiro contrato da WEG de fornecimento de produtos e soluções para usinas solares no Nordeste foi assinado em 2016 na modalidade EPC (engineering, procurement and construction), com a entrega de quatro empreendimentos na Paraíba: Coremas I, Coremas II, Angico e Malta.
Ainda em 2019, a companhia vai entregar mais três usinas na região, nos estados de Pernambuco, Paraíba e Bahia. O escopo desses projetos incluí o fornecimento de mais de 664 mil módulos fotovoltaicos, com potencias entre 330 e 375 Wp, e mais de 193,0 MVA de inversores solares. Juntos, os empreendimentos serão capazes de gerar 479,8 GWh ao ano, que representam a captura anual de 780,2 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
O Diretor de Novas Energias da WEG, João Paulo Gualberto da Silva, afirma que o desempenho da área fotovoltaica tem sido cada vez mais relevante dentro da companhia e que a expectativa é positiva para os próximos anos. “Vale lembrar que, em todos os contratos, a WEG também é responsável pelo fornecimento dos módulos, estruturas metálicas (trackers), inversores, transformadores, cubículos, subestações e toda a engenharia de integração e software aplicativo das usinas”, ressalta. “Além do fornecimento EPC, a companhia também faz o O&M (operação e manutenção) das usinas e Subestações”, acrescenta.
Outra área de destaque na WEG é a geração distribuída para pequenas usinas, indústrias, comércios e residências. A companhia já entregou, por exemplo, três pequenas usinas em Minas Gerais, somando capacidade de potência de 10,37 MWp, uma no Rio de Janeiro, com 1,32 MWp, uma em São Paulo, com 1,267 MWp, três em Pernambuco, com 3,5 MWp, uma em Santa Catarina, com 3,0 MWp e outra no Mato Grosso, com 1,1 MWp.
Para residências, comércios e indústrias de pequeno e médio porte, a empresa já forneceu, por meio dos integradores, cerca de 4 mil sistemas solares, patamar alcançado apenas em 2018.