Qual melhor placa fotovoltaica – Glauco Diniz Duarte
Qual a diferença entre painel solar monocristalino e policristalino? Ao ter que escolher o painel solar fotovoltaico mais adequado para o seu projeto, os consumidores são confrontados com muitas opções sobre a qualidade e custo.
Em muitos mercados, não apenas solar, os consumidores procuram a melhor combinação possível de alta qualidade e um preço competitivo … mas ao fazê-lo, eles podem ignorar suas opções de tecnologia. Com painel solar, é importante considerar as vantagens de desempenho entre painéis solares monocristalinos e policristalinos.
A diferença entre painel solar policristalino e monocristalino está na composição do substrato de silício usado para fazer as células solares e, por sua vez os painéis solares. Como o nome indica, monocristalino significa “um único cristal”, enquanto policristalino significa “muitos cristais”.
Cristais de tamanho grande tornam as células solares mais eficientes, razão pela qual as células monocristalinas são tipicamente 10% a 15% mais eficiente do que suas contrapartes policristalinas.
Mas há uma observação que precisa ser feita: o processo de fundição de silício e wafering, para criar células solares com estruturas monocristalinas custa cerca de 20% a mais. Você poderia pensar em monocristalino como café de origem única, cultivada a partir de um varietal de grão particular, o que requer mais cuidado e preparação do que um produto misturado.
Painéis de silício policristalino e multicristalino compreendem a grande maioria dos painéis fotovoltaicos vendidos no mercado global.
Então, qual é melhor? Na verdade, o “debate” sobre a escolha de painéis solares mutlicristalino ou monocristalino não é realmente um debate, mas sim uma questão das metas específicas para um projeto solar. A resposta depende da localização e dos parâmetros do seu projeto, e de outros fatores, incluindo custos de mão-de-obra local e estruturas de tarifas de serviços públicos.
De um modo geral, os painéis policristalinos são ideais para instalações em telhados com muita área ou espaço no solo, e regiões com menores custos, incluindo a instalação do projeto e permissão. Eles também fazem sentido para os proprietários que visam minimizar os custos iniciais de instalação.
Por outro lado, os painéis monocristalinos são ideais para telhados menores ou propriedades com espaço limitado, como a tecnologia monocristalina produz células de maior eficiência, você obtem mais energia na mesma área de superfície.
Os painéis monocristalinos também apresentam um coeficiente de temperatura mais baixo, o que significa que, à medida que os painéis ficam mais quentes, eles normalmente superam os seus homólogos policristalinos.
Existem diferenças fundamentais a serem consideradas quando se pesam os benefícios dos painéis policristalinos e monocristalinos, mas o ponto chave a ser lembrado é que não há solução única para todos.
Os compradores solares devem ser informados de todas as opções tecnológicas e fazer uma escolha mais adequada às necessidades energéticas específicas de um projeto.
É por isso que oferecemos aos nossos clientes a opção de escolher painéis monocristalinos ou multicristalinos, a Jupiter Solar está sempre de olho nos aspectos de ganho financeiro dos seus clientes no longo prazo.
Nossa principal preocupação é com o rendimento de longo prazo e com a viabilidade do projeto.
Todo o nosso estudo é para garantir o melhor retorno financeiro para o cliente, pois de nada adianta ele gastar 30% a menos agora na instalação e perder 70% do ganho financeiro no longo prazo.
Sistemas de energia solar fotovoltaico podem usar tanto painéis com células monocristalinas ou policritalinas, o que vai definir qual a melhor escolha são as características de cada projeto.