Embora esteja em franco desenvolvimento, com painéis cada vez mais potentes e modernos, o crescimento do mercado de energia solar ainda é prejudicado por conta de alguns mitos sobre energia solar que perduravam no imaginário popular. Mas, afinal, você sabe quais são esses mitos e qual o grau de veracidade de cada um deles?
Com o intuito de esclarecer essa questão, tirar dúvidas e expor algumas curiosidade sobre o tema, preparamos este texto especialmente para você. Destrincharemos ao longo do artigo os 8 principais mitos sobre a energia solar, explicando cada um deles de forma detalhada. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!
NÃO É POSSÍVEL GERAR ENERGIA EM DIAS NUBLADOS
Um dos principais mitos se dá quando se afirma que é impossível a geração de energia solar em dias nublados. Nada poderia estar mais longe da realidade. Atualmente, devido ao desenvolvimento tecnológico e melhora dos painéis solares, a produção também ocorre durante os dias nublados, ainda que de maneira mais reduzida.
Para acompanhar o nível de produção de energia ao longo do dia e diferenciar a eficiência da produção em dias de sol afinco e em dias nublados, a maioria das empresas disponibilizam Apps para os clientes poderem medir a produção em ambos os casos.
O SISTEMA APRESENTA MANUTENÇÃO CARA
Quando se fala em energia solar, constantemente ouvimos sobre o alto preço de manutenção. Entretanto, essa ideia se dá devido a uma visão equivocada sobre a manutenção de um painel solar.
A manutenção do sistema solar, além de barata, é bastante simples de ser feita, não sendo necessário a contratação de mão de obra muito especializada. Basta que se aplique água nos painéis solares para remover folhas e poeira.
LUGARES MAIS QUENTES GERAM MAIS ENERGIA
É comum algumas pessoas terem a ideia intuitiva, porém equivocada, de que os locais mais quentes são aqueles que, necessariamente, geram mais energia. Entretanto, apesar de ter certa ligação, essa informação não é completamente verdade. Em geral, os painéis são mais eficientes em locais com maior insolação solar, que costumam ser de fato mais quentes.
Entretanto, devido a condições de maritimidade e umidade do ar, regiões com menos insolação podem apresentar temperaturas mais altas, o que não implica que a produção de energia solar será maior. De certa forma, o calor em excesso é até prejudicial para a produção de energia, pois o superaquecimento dos painéis solares abala a eficiência da produção de energia, o que explica o espaço necessário entre o telhado e o painel, a fim de que o ar circule e esfrie o equipamento.
É NECESSÁRIO UTILIZAR BATERIAS
Há dois modelos de sistema de energia solar fotovoltaica: off-grid e on-grid. O primeiro, em que a energia produzida fica armazenada em baterias, é muito mais raro e utilizado apenas em poucos casos de locais isolados, pois as baterias ainda possuem um custo elevado.
Já o segundo modelo, o on-grid, é muito mais comum. Nele não é necessário a utilização de bateria, pois o sistema fica conectado à rede de energia da região. O excedente é enviado para a rede e produz créditos de energia solar, que podem ser utilizados para abater a conta de luz em um prazo de até 60 meses.
O SISTEMA CONTINUA GERANDO ENERGIA MESMO DURANTE BLACKOUTS
Para o sistema off-grid, que funciona com bateria, essa sentença é verdadeira. Entretanto, esse sistema é mais caro e não compensa ser instalado na maioria das vezes. O sistema on-grid, mais comum, é conectado à rede de energia convencional e, por conta disso, deixa de funcionar durante o período do blackout, retornando até 30 minutos após o restabelecimento da energia.
A ENERGIA SOLAR NÃO É SEGURA
Esse mito, também amplamente divulgado, é um dos mais simples de ser explicado. A energia solar funciona como qualquer outra. Dessa forma, apresenta segurança e riscos semelhantes. Para que tudo seja feito de forma tranquila, é necessário tomar as mesmas medidas de precaução que se adotam para a energia convencional.
Do ponto de vista econômico, podemos afirmar que a energia solar é bastante segura, pois há uma durabilidade de 25 anos do sistema.
A INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE ENERGIA SOLAR É DEMORADA E COMPLICADA
Essa afirmação era verdadeira na década de 1990 e início dos anos 2000, pois o Brasil ainda apresentava poucos profissionais capacitados para fazer a instalação de tal sistema. Entretanto, ações do mercado e das instituições de ensino, sejam ela de caráter universitário ou técnico, ajudaram a vencer a lacuna. Dependendo do tamanho do sistema, a instalação pode ser concluída em apenas 1 dia.
PAINÉIS SOLARES DANIFICAM O TELHADO
Os painéis solares podem danificar o telhado, mas somente se houver algum erro durante a instalação ou as telhas estiverem soltas ou muito velhas. Em geral, o material é bem leve e fácil de ser aplicado sobre qualquer tipo de superfície, o que não demanda maiores preocupações sobre a instalação do mesmo.