Confira 10 razões que mostram porque vale a pena investir em energia solar fotovoltaica
01 – O USO DE ENERGIA ELÉTRICA É INEVITÁVEL
A conta de luz pode vir mais cara, mas dificilmente você vai deixar de realizar suas tarefas cotidianas por conta disso, certo? A energia elétrica é parte essencial da nossa vida e nós precisamos dela constantemente. Se considerarmos as tendências mundiais, muito em breve teremos automóveis totalmente movidos a energia elétrica e até mesmo itens tradicionais do cotidiano serão substituídos, como por exemplo, o fogão a gás (GLP), que dará lugar a fogão por indução, ou seja, elétrico.
02 – QUE TAL GERAR SUA PRÓPRIA ENERGIA?
Sabendo que o gasto com eletricidade é constante e inevitável, é nesta hora que a oportunidade de gerar sua própria energia é bem atrativa. Um sistema fotovoltaico te protege contra a instabilidade das tarifas de energia, como a série de aumentos vista nos últimos anos. Além disso, gerar a sua própria energia pode ser comparado a ter uma horta onde você cultivará alimentos para seu próprio consumo, porém com muitos outros benefícios, pois uma horta exige de você tempo e conhecimento das técnicas para cada variedade. Já a energia solar fotovoltaica, exige pouca manutenção. A manutenção é apenas visual, onde se inspeciona o estado de conservação dos conectores, dos cabeamentos, dos suportes ou a limpeza das placas. esta última, só é necessária caso ficar mais de 6 meses sem chuva. Deste modo, é indicada a limpeza dos painéis solares.
03 – REDUZA A SUA CONTA DE LUZ!
Quando conectado à rede, o sistema fotovoltaico é contemplado pela Resolução 482/2015 da ANEEL. Nela estão inseridos os créditos de energia: se a geração de energia do sistema for maior do que o consumo, geram-se créditos que podem ser usados de diferentes formas em até 60 meses. Abatendo esses créditos na sua conta de luz, você pode diminuir consideravelmente seu gasto.
04 – CONTRIBUIÇÃO PARA UM MUNDO MAIS LIMPO E SUSTENTÁVEL
Ao gerar energia, o sistema fotovoltaico não gera resíduos e nem poluentes. Além disso, o silício, produto-base para a confecção dos painéis, é um dos elementos mais encontrados na superfície terrestre. Em uma escala geral, quanto mais aproveitarmos o recurso solar menos combustível é queimado em termelétricas e menor é a necessidade de construção de novas hidrelétricas. Afinal, dinheiro compra alguns bens materiais, e saúde não é um deles.
05 – O BRASIL É O LUGAR CERTO PARA INVESTIR EM ENERGIA SOLAR
Nosso país é ideal para um bom aproveitamento da energia solar fotovoltaica. O número de sistemas instalados hoje não chega nem perto do potencial real de geração que temos. Uma comparação sempre feita em relação ao nosso recurso solar é com a Alemanha. O lugar de maior geração na Alemanha tem irradiação 40% menor do locais com pouco potencial solar no Brasil.
06 – IMÓVEL VALORIZADO
O gasto menor em energia elétrica, um equipamento com longa vida útil e o valor verde oferecido por uma solução sustentável são fatores que podem valorizar o imóvel no mercado, seja ele residencial ou comercial.
07 – DURABILIDADE E CONFIANÇA
Os painéis fotovoltaicos que a Sipagro oferece, têm durabilidade superior a 40 anos e com 25 anos com garantia de funcionamento de no mínimo 80% da potência de geração inicial. Caso contrário, é providenciado a substituição do painel, sem custo algum. Como dito anteriormente, demandam pouquíssima manutenção e não produzem ruídos. Na grande maioria dos casos o consumidor sequer precisa tomar outras medidas depois da instalação do seu sistema. Os Kits (painéis + inversores + cabos + suportes e etc) que a Sipagro oferece, é das marcas líderes na Europa, continente onde a energia solar fotovoltaica está mais presente.
08 – INSTALAÇÃO SEM DOR DE CABEÇA
O sistema fotovoltaico funciona de forma silenciosa e sem necessidade de operação, uma vez que não possui partes móveis e, portanto, a energia elétrica não é gerada a partir de movimentos mecânicos. A instalação em si também é simples e não precisa de grandes obras.
09 – CADA VEZ MAIS ACESSÍVEL
Ter um sistema fotovoltaico nunca foi tão acessível. As previsões de mercado aconteceram bem antes do que se esperava e os preços dos equipamentos e da energia gerada caíram drasticamente nos últimos anos, popularizando a tecnologia. Com a isenção de ICMS (Imposto sob Comercio de Mercadorias e Serviços) e IPI (Imposto sob Produtos Industrializados) houve a redução de 20 a 30% na aquisição do sistema.
10 – DIFERENTES ESCALAS
A energia solar fotovoltaica atende desde o pequeno consumidor que deseja instalar os painéis no telhado da sua casa até grandes investidores que queiram projetar um sistema que contemple vários clientes. Se a sua intenção é microgeração, minigeração ou até usinas, a Sipagro pode te ajudar com a melhor solução para você.