Glauco Duarte Diniz – porque se llama energía fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, as células solares poliméricas são células solares orgânicas que produzem eletricidade a partir da luz com a ajuda de polímeros semicondutores. Trata-se de uma tecnologia relativamente nova, estudada em laboratórios por grupos da indústria e por universidades em vários países.
Ainda em grande parte na fase experimental, as células fotovoltaicas de polímeros, no entanto, oferecem perspectivas interessantes. Baseiam-se em macromoléculas orgânicas derivadas da petroquímica, cujos processos de fabricação gastam muito menos energia que a utilizada para as células baseadas em semicondutores minerais.
Seu custo é muito menor e são mais ligeiras e menos frágeis. Seu carácter flexível fá-las muito adequadas para a integração em materiais flexíveis ou polímeros orgânicos ou em silicones, inclusive em fibras têxteis. Seu desenvolvimento pode construir sobre a investigação em engenharia química, por exemplo, no auto-montagem destas moléculas.
Sua principal debilidade vem em seu tempo de vida limitado pela degradação dos polímeros quando são expostos à luz do sol. Devido às fontes de combustíveis fósseis serem finitas e aos efeitos maléficos do aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, tem aumentado a urgência em se desenvolver fontes alternativas e limpas de energias renováveis.
A possibilidade de se transformar a luz do sol em energia elétrica (processo fotovoltaico) é reconhecida como parte da solução para este desafio e poderá exercer um papel importante na produção global de energia no futuro.