Glauco Duarte Diniz – porque utilizar energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, utilizar Energia Solar em Condomínios possui muitas vantagens. Uma delas é que, ao contrário das demais, não causa danos ao meio ambiente. Por ser uma fonte limpa e renovável, utilizar a Energia Solar em Condomínios auxilia a preservar o meio ambiente. Uma outra grande vantagem da Instalação de Painéis Solares nos Condomínios é o custo-benefício que ela oferece, principalmente a longo prazo.
O aproveitamento da energia solar tem se mostrado vantajoso não apenas em empresas e indústrias, mas também em imóveis, especialmente condomínios, os quais apresentam alta demanda energética em virtude da necessidade de eletricidade para movimentar elevadores, acionar luzes de emergência e demais dispositivos elétricos.
Dentre as maiores vantagens advindas da utilização da luz solar para geração de energia podem ser citadas a economia e a autonomia, uma vez que o condomínio não será mais dependente exclusivamente da rede de fornecimento pública, resultando na sensível redução das contas de luz.
SAIBA COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR EM CONDOMÍNIO
Diferentemente do que se imagina, a captação e conversão da radiação solar em eletricidade podem ser feitas de forma simples, sem reformas complicadas e onerosas e com total eficiência e rapidez. O primeiro passo é mensurar, juntamente com um engenheiro, a quantidade de eletricidade necessária ao condomínio e seu modo de utilização, por exemplo, dentre os moradores e frequentadores ou apenas nas áreas comuns, como garagem, elevadores, hall de entrada, abertura e fechamento de portões, etc.;
Depois de determinar quanto de energia deve ser produzida, são instalados os painéis fotovoltaicos em locais com maior incidência de radiação, como no topo dos prédios. Os painéis são dispositivos responsáveis por captar a luz solar e transformá-la em eletricidade, por meio de reações químicas que ocorrem em seu interior;
Antes de alimentar aparelhos e eletrodomésticos, tais como lâmpadas e elevadores, a energia elétrica passa por um conversor instalado nas dependências dos edifícios para adquirir o formato e voltagem específicos para cada aparelho e, assim, não correr o risco de danificá-los;
Por fim, como já apontado, em períodos com pouca radiação solar e consequente baixa geração de eletricidade é possível utilizar a energia fornecida pela rede pública a fim de atender as necessidades dos condôminos, porém caso a geração de energia exceda sua utilização, os créditos ficam acumulados para o mês seguinte.
ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL PARA CONDOMÍNIO
Para além da economia e praticidade, a utilização de energia solar reflete maior preocupação com o meio ambiente e as questões ecológicas, afinal, trata-se de um sistema que não emite resíduos prejudiciais ao meio ambiente, totalmente silencioso – diferente das estruturas voltadas à captação de energia eólica, por exemplo -, e adaptável a todas as construções.
Ademais, por reduzir as contas de luz do condomínio, o sistema de captação de energia solar valoriza o imóvel, viabilizando e acelerando sua venda, locação e utilização para fins comerciais e residenciais, além de repor rapidamente o valor investido em sua instalação, que não é elevado em comparação aos benefícios por ele proporcionados.