Glauco Duarte Diniz – porque a energia solar é pouco utilizada
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, energia solar se refere à energia originada da irradiação do Sol. Ela é utilizada por meio de tecnologias que estão sempre evoluindo, como o aquecimento solar, a energia heliotérmica, a solar fotovoltaica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial. Confira uma lista com oito curiosidades sobre energia solar. Além de ser usada como fonte de calor, ela tem histórias que mudaram o mundo. Por isso, cada vez mais ela é a solução escolhida por clientes empresariais e residenciais.
-
A primeira célula solar
A primeira célula solar foi criada em 1833, por Charles Fritts, feita de selênio em uma base de ouro. No entanto, ela possuía apenas 1% de eficiência, porque o selênio não conduz eletricidade muito bem. Além disso, o material não era forte o suficiente para produzir energia útil. No entanto, esse foi um grande passo para os avanços seguintes.
Já a primeira célula solar comercialmente viável foi concebida em 1954 pelo laboratório Bell, nos Estados Unidos. Foi o início do painel solar atual. Essa célula usou o silício, produzindo mais energia do que qualquer célula feita até o momento, e tinha 6% de eficiência.
2 – Energia solar e Einstein
Em 1921, Albert Einstein ganhou o prêmio Nobel por experimentações com energia solar e efeito fotoelétrico. Naquela época, a comunidade científica estava descrente sobre a viabilidade e a validade da nova teoria.
3 – Efeito fotovoltaico
O efeito fotovoltaico é o processo físico pelo qual uma célula fotovoltaica converte luz solar em eletricidade. Ou seja, a criação de uma corrente elétrica correspondente em um material, após a sua exposição à luz. Ele foi descoberto em 1839, e o fato é creditado ao físico francês Alexandre-Edmond Becquerel, que observou pela primeira vez o paramagnetismo do oxigênio líquido.
4 – Carro e barco solares
Em 1958, foi construído o primeiro carro solar pela International Rectifier Corporation, que produzia equipamentos elétricos.
Nele, mais de dez mil células solares individuais compunham o painel. Com isso, o modelo, que percorria curtas distâncias, foi apresentado à população em 1962. Atualmente, já é possível encontrar algumas iniciativas no mercado.
Já o primeiro barco solar foi construído na Inglaterra, em 1975. Em 1996, foi feita a primeira travessia do Oceano Pacífico em um catamarã, movido à energia solar.
5 – Energia limpa e renovável
A energia solar fotovoltaica é renovável. Portanto, sua fonte é reabastecida naturalmente e é um recurso ilimitado dentro do período de tempo de uso. Assim, ela produz 80% menos emissões de carbono ao longo de sua cadeia de produção, se comparada com os combustíveis fósseis.
6 – Painel
Os principais painéis utilizados hoje em dia são feitos de silício monocristalino ou policristalino. Os monocristalinos apresentam o silício em alto grau de pureza e são mais eficientes, mas requerem um investimento maior.
7 – Aumentando a geração de energia
A elevada temperatura ambiente diminui a eficiência dos painéis. Ou seja, a combinação da alta irradiação com temperaturas amenas aumenta a geração de energia.
8 – Células fotovoltaicas
As células fotovoltaicas não precisam de luz solar direta para que produzam energia elétrica. Por isso, é possível gerar um pouco de eletricidade em um dia nublado ou chuvoso.
A energia solar já existe há tempos e tem muitas especificidades. Depois de muitos avanços tecnológicos e investimentos, ela se tornou a fonte renovável que mais cresce no mundo. Para continuar descobrindo mais sobre essa tecnologia, baixe nosso infográfico. Nele, você encontra informações sobre as potências mundiais, modalidades de geração, estimativas de investimento e muitas outras informações.