Glauco Duarte Diniz – o que significa kwp energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial. Tecnologias solares são amplamente caracterizadas como ativas ou passivas, dependendo da forma como capturam, convertem e distribuem a energia solar. Entre as técnicas solares ativas estão o uso de painéis fotovoltaicos, concentradores solares térmicos das usinas hipotérmicas e os aquecedores solares. Entre as técnicas solares passivas estão a orientação de um edifício para o sol, a seleção de materiais com massa térmica favorável ou propriedades translúcidas e projetar espaços que façam o ar circular naturalmente.
Na geração fotovoltaica, a energia luminosa é convertida diretamente em energia elétrica. Nas usinas heliotérmicas, a produção de eletricidade acontece em dois passos: primeiro, os raios solares concentrados aquecem um receptor e, depois, este calor é usado para iniciar o processo convencional da geração de energia elétrica por meio da movimentação de uma turbina. No aquecimento solar, a luz do sol é utilizada para aquecer a água de casas e prédios, o objetivo aqui não sendo a geração de energia elétrica.
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico) sendo a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental desse processo de conversão.
PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO
Num semicondutor exposto à luz, um fotão de energia arranca um elétron, criando ao mesmo tempo uma lacuna ou buraco no átomo excitado.Norma lmente,o elétron encontra rapidamente outra lacuna para voltar a enchê-lo, e a energia proporcionada pelo fotão, por tanto, dissipa-se em forma de calor. O princípio de uma célula fotovoltaica é obrigar os elétrons e as lacunas a avançar para o lado oposto do material em lugar de simplesmente recombinar-se nele: assim produzir-se-á uma diferença de potencial e, portanto tensão entre as duas partes do material, como ocorre numa pilha.
A energia solar elétrica funciona por meio de equipamentos específicos que fazem a captação da luz do sol, passando por um processo que transforma ela em energia elétrica. Sendo, em sistemas on-grid (conectados à rede de distribuição),necessário:
PAINEL, PLACA OU MODULO SOLAR:
Absorve a luz solar através das células fotovoltaica, produzindo energia elétrica. Normalmente são instalados nos telhados ou em pontos que tenham pouca incidência de sombra. São conectados entre si e, finalmente ao inversor solar. A quantidade varia conforme a necessidade de geração e irradiação solar no local
INVERSOR SOLAR:
Usado para converter a energia gerada pelo painel solar, que é em Corrente Continua, para Corrente Alternada, que é a utilizada na maioria dos equipamentos (TV, Computador, iluminação, utensílios domésticos) de uma residência ou empresa.
DISTRIBUIÇÃO DA ENERGIA:
A energia solar convertida pelo inversor solar, normalmente, vai para o “quadro de luz” e dali distribuída para o imóvel.
RELÓGIO BIDIRECIONAL:
Após a homologação do projeto, o relógio é trocado para um modelo que faça a contagem tanto da energia gerada (que sai do imóvel), quanto a consumida (que entra). Relógio padrão só conta a energia que entra.
REDE ELÉTRICA:
Funciona como um back-up. Quando a energia solar não é suficiente para atender o consumo, complementa-se com a energia da rede elétrica da rua. Por exemplo, em períodos noturnos ou de chuva. Quando a energia solar gerada é mais que suficiente para atender o consumo, o imóvel transfere o excesso para a rede elétrica da rua, gerando créditos.