Glauco Duarte Diniz – como funciona energia solar residencial
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, para aproveitar todo o potencial energético que o sol oferece, é necessário começar instalando placas solares fotovoltaicas no telhado de sua casa.
Dentro destas placas existem células solares que convertem a luz do sol em eletricidade, tornando possível gerar toda a energia necessária durante o dia, e aproveitá-la até mesmo no período da noite.
A quantidade de energia gerada irá depender do tamanho do seu sistema fotovoltaico, ou seja, da quantidade de placas instaladas. E ao invés de ser “armazenada”, será “emprestada” para a concessionária de energia da sua cidade.
Mas não se preocupe! Este empréstimo não causa prejuízos, pelo contrário, abate toda a energia que o seu sistema gerou da sua conta de luz, diminuindo-a em até 95%!
Então, se você gastava por exemplo, R$1.000 em luz mensalmente, com a geração de energia fotovoltaica você gastaria somente R$50!
E a economia é sentida já no primeiro mês de instalação das placas.
Além disso, por não depender mais do sistema de geração de energia não renovável das concessionárias de luz, o usuário não sofre mais as “temidas” variações tarifárias.
Lembra quando você escutava no jornal que a conta de luz inflacionaria, e que todos os cidadãos deveriam preparar o bolso? Com a energia solar você não precisa se preocupar mais com isso.
VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL
Vantagens além da economia
Além de poupar dinheiro à partir do primeiro mês, aderir à geração de energia renovável tem outras vantagens:
1 – Valorização do imóvel – o imóvel com sistema fotovoltaico valoriza em média 8%
2 – Sistema silencioso – as placas não fazem barulho, e não serão um problema para os vizinhos e sua família
3 – Retorno total do investimento de 5 à 10 anos
4 – Equipamentos com vida útil de até 20 anos
5 – Pouca manutenção – A limpeza do sistema é feita normalmente de 6 em 6 meses, e a troca de peças pode ser necessária apenas após alguns anos
6 – Adesão à um sistema sustentável – além de economizar, você estará fazendo um bem ao planeta
COMO ADERIR À ENERGIA FOTOVOLTAICA?
Procure por uma empresa de energia solar
Não é recomendado montar um sistema fotovoltaico por conta própria, já que é necessário adquirir diversos equipamentos, e ter um projeto criado por um engenheiro responsável, que leve em conta a planta do seu imóvel e a capacidade de geração de energia desejada.
Por isso, procure uma empresa de energia solar, e solicite um orçamento gratuito.
Os custos podem variar de acordo com diferentes especificações. E diferentes formatos de financiamento auxiliarão na conclusão do seu projeto.
Após aprovada a proposta, o engenheiro responsável pela criação do projeto o homologará no consórcio de energia da sua cidade. E quando a homologação for concluída, começará a instalação dos painéis solares.
Painéis devidamente instalados, a distribuidora de energia irá à sua casa trocar o medidor de energia, para assim começar a contabilizar os seus créditos de energia solar.