Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o termo energia solar refere-se à energia obtida a partir da luz e do calor do Sol, sendo utilizada por meio de diversas tecnologias, tais como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica e outras.
Trata-se de uma fonte energética renovável e limpa, uma vez que não emite poluentes e, por este motivo, é considerada uma boa opção na busca por alternativas que não agridam o meio ambiente.
A utilização da energia solar
A energia solar pode ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em uma grande variedade de usos. O aproveitamento da iluminação natural e do calor para aquecimento de ambientes é denominado aquecimento solar passivo. Nesse caso, há a penetração ou absorção da radiação solar nas construções, o que diminui as necessidades de iluminação e aquecimento.
Já o aproveitamento térmico para aquecer fluidos é realizado por meio da utilização de coletores ou concentradores solares. Os coletores solares são empregados nas residências e comércios para aquecer a água; enquanto os concentradores solares são usados em aplicações que exigem temperaturas mais altas, como a secagem de grãos e a produção de vapor.
Dentre os vários processos de aproveitamento da energia solar, atualmente os mais utilizados são o aquecimento de água e a geração fotovoltaica de energia elétrica.
Obtenção da energia solar
A obtenção da energia solar pode ocorrer de maneira direta ou indireta. Na forma direta, a obtenção se dá por meio de células fotovoltaicas, que usualmente são feitas de silício. Ao atingir as células, a luz do Sol é diretamente transformada em eletricidade. E como isso é possível? O fenômeno ocorre da seguinte maneira: os fótons (presentes na energia solar) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, gerando corrente elétrica.
A obtenção da energia solar na forma indireta é feita por meio da construção de usinas em áreas de grande insolação, onde são espalhadas centenas de coletores solares. Além das condições atmosféricas, a disponibilidade de radiação solar ainda depende de fatores como a latitude local, hora do dia e dia do ano. Assim sendo, para maior aproveitamento da radiação solar, é possível ajustar a posição do coletor ou painel solar de acordo com a latitude local e o período do ano. Por exemplo, no Hemisfério Sul, um sistema de captação solar fixo deve ser orientado para o Norte.
Vantagens e desvantagens
O aproveitamento da energia solar pode ser considerado uma boa solução para os problemas energéticos da sociedade atual, no entanto, embora seja uma fonte de energia renovável e limpa, também possui desvantagens.
Confira a seguir quais são as principais vantagens e desvantagens da energia obtida a partir da radiação solar:
Vantagens da energia solar
É considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois, ao contrário dos combustíveis fósseis, o processo de geração de energia elétrica a partir da radiação solar não emite dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono, gases poluentes que prejudicam a saúde e contribuem para o aquecimento global;
As centrais precisam de manutenção mínima;
É ideal para lugares remotos ou de difícil acesso, pois a sua instalação em pequena escala não requer enormes investimentos em linhas de transmissão;
Requer áreas menos extensas do que hidrelétricas;
Nos países tropicais, como é o caso do Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território.
Desvantagens da energia solar
Os custos financeiros para a obtenção de energia ainda são muitos elevados;
As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas aos combustíveis fósseis, por exemplo;
Os painéis solares apresentam um rendimento de apenas 25%, embora esse valor tenha aumentado ao longo dos anos.
Energia solar no Brasil
A tecnologia do aquecedor solar vem sendo empregada no Brasil desde a década de 60. Existem vários projetos para o aproveitamento da energia solar no país, especialmente por meio de sistemas fotovoltaicos de geração de eletricidade, a fim de atender comunidades isoladas da rede de energia elétrica.
É preciso ressaltar que o Brasil é um dos países com maior potencial do mundo no que se refere à geração de energia proveniente do Sol, já que possui um vasto território com grande incidência de raios solares.
Um dos principais projetos nacionais de aproveitamento da energia solar é para aquecimento de água, tecnologia que tem sido aplicada principalmente em residências, hotéis, hispitais, restaurantes industriais e outros. Um dos entraves à difusão dessa tecnologia é o custo de aquisição dos equipamentos, principalmente para residências de baixa renda.
No Brasil também existem pequenos projetos de geração fotovoltaica de energia elétrica, especialmente para suprir eletricidade em comunidades rurais e/ou isoladas das regiões Norte e Nordeste do país.