Glauco Duarte Diniz – qual a melhor placa fotovoltaica do mercado
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, é importante ter conhecimento sobre essas diferentes marcas e suas peculiaridades para que ao investir nesse segmento, o usuário possa escolher trabalhar com as que possuem maior nível de qualidade.
Existem alguns critérios importantes a serem avaliados na hora de escolher o melhor painel para atender a necessidade de cada cliente.
Alguns critérios a serem considerados sobre os diferentes painéis solares fotovoltaicos:
O fabricante do painel solar fotovoltaico deve ser avaliado. Algumas informações devem ser verificadas.
Dentre elas se existe um revendedor autorizado no país, se essa marca possui fábrica no Brasil e se possui os certificados necessários.
Outro ponto importante a ser considerado é o tempo de garantia em que a marca oferece sobre o produto.
Ao se levar em consideração os 20% de perda sobre a eficiência do equipamento, não se pode tolerar uma garantia menor do que 25 anos.
Mais um item a ser avaliado é o IP do painel de energia solar. Um valor considerado bom é um IP maior que 65. Isso garante que não entre água na placa.
As certificações do Inmetro e IEC 61215 também são pontos importantíssimos a ser considerados.
O selo do Inmetro é a certificação mínima a ser considerada, porém é necessário um outro tipo de certificação que se chama IEC 61215.
Isso porque o selo do Inmetro não garante a segurança e durabilidade de um painel fotovoltaico.
Na certificação IEC a placa passa por um teste contra chuva e granizo para verificar se o painel possui um material resistente o suficiente.
Outra peculiaridade sobre os painéis fotovoltaicos é sobre o tipo de material utilizado para sua fabricação.
As placas podem ser monas cristalinas ou poli cristalina, e na maioria das vezes são células fotovoltaicas de silício.
A diferença entre a mono e poli cristalino é mínima, a mono cristalina é mais eficiente, podendo produzir mais energia por metro quadrado e é consequentemente mais cara.
E por último, um item a ser avaliado é o tamanho do painel e potência:
Painéis utilizados para residências e empresas geralmente se utiliza uma placa solar de 60 células, com aproximadamente 1m x 1,65m, pesando em torno de 20 kg.
A potências desse tipo de placa fica em torno de 240W a 270W, sendo as de 250W as com maior potência.
Esses são alguns itens a serem considerados ao escolher a melhor placa de energia solar para se adequar as necessidades de cada projeto e instalação.