Glauco Diniz Duarte Grupo GD – o que é energia não renovavel exemplos
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, as fontes de energia renováveis são aquelas que podem ser reutilizadas e podem ser aproveitadas ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento. Exemplos deste tipo de fonte são a energia eólica e solar. Algumas das energias renováveis onde atualmente existe um maior desenvolvimento são biomassa, energia solar, energia eólica, etanol e biodiesel.
A energia solar é aquela que utiliza os raios solares para gerar energia e possui várias vantagens, entre elas, não polui, é renovável e existe em abundância. Porém, existem algumas desvantagens, não é viável economicamente, os custos para sua obtenção superam os benefícios.
A energia gerada pela força do vento captado por aero geradores, é chamada de energia eólica. Este tipo de energia possui algumas vantagens, entre elas, é abundante na natureza e produz energias a preços relativamente competitivos.
O etanol é produzido principalmente a partir de cana-de-açúcar, do eucalipto e da beterraba. Pode ser utilizada para fazer funcionar motores de veículos ou para produzir energia elétrica. É uma fonte renovável e menos poluidora que a gasolina.
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel. Possui tanto vantagens quanto desvantagens, apesar de não poluir, existe o esgotamento do solo.
A biomassa utiliza matéria de origem vegetal para produzir energia, entre eles, braço de cana-de-açúcar, álcool, madeira, palha de arroz e óleos vegetais.
Fontes de energia não renovável
As fontes de energia não renováveis têm recursos teoricamente limitados, sendo que esse limite depende dos recursos existentes no planeta, como os combustíveis fósseis.
Atualmente, a principal fonte energia existente é o petróleo, sendo que não é uma fonte renovável e um dos principais responsáveis pelo efeito estufa. Algumas fontes de energia não renováveis são o gás natural, carvão mineral e combustíveis nucleares.
Na maioria das vezes as energias não renováveis são denominadas fontes de energia convencionais, são também consideradas energias sujas, já que sua utilização causa vários danos para o meio ambiente e para a sociedade.
O gás natural é um combustível fóssil com origem semelhante à do petróleo, encontra-se em jazidas subterrâneas, de onde é extraído. O gás natural apresenta uma combustão mais limpa do que qualquer outro derivado do petróleo, sendo que a combustão do gás natural apenas origina dióxido de carbono e uma quantidade de óxidos de azoto muito inferior à que resulta da combustão da gasolina.
O carvão é uma rocha orgânica com propriedades combustíveis, constituída por carbono. O principal problema de utilizar o carvão prende-se com os poluentes resultantes da sua combustão, a sua queima, conduz à formação de cinzas, dióxido de carbono, óxidos de enxofre e óxidos de azoto.
Quais são os benefícios das fontes renováveis?
A utilização de fontes de energia renováveis possui vários benefícios. Essas fontes estão sendo cada vez mais utilizadas no mundo, prevê-se que os maiores aumentos na procura de energia no futuro sejam dos países em desenvolvimento, por causa do maior crescimento demográfico e crescimento e desenvolvimento econômico.
A energia solar pode ser a solução para levar a eletricidade aos locais aonde à rede convencional não chega ou é fornecida de maneira precária. E cada vez mais utilizada, no meio rural, para iluminação, TV, telecomunicações, bombeamento de água e eletrificação em geral. E vale lembrar que possui inúmeras vantagens em países como Brasil, onde o sol domina o território a maior parte do ano.
Substituir os combustíveis por energias renováveis é uma alternativa viável e vantajosa, além de serem praticamente inesgotáveis, podem apresentar impacto ambiental muito baixo, e não alteram o balanço térmico ou a composição atmosférica do planeta
É importante ressaltar que a utilização de energias alternativas não pressupõe o abandono imediato dos recursos tradicionais, mas sua capacidade não deve ser subestimada.
Fontes de energia não renováveis: Vantagens e Desvantagens
A utilização das fontes de energia não renováveis possui tanto vantagens quando desvantagens. Por serem de origem orgânica, vegetal e animal, demoram milhões de anos para se formarem na natureza.
É uma fonte de energia utilizada há muito tempo, portanto já existe uma série de tecnologia e infraestrutura voltadas para esse tipo de energia. Em comparação com as fontes renováveis, costumam ter um preço mais baixo, por isso são muito utilizadas em países mais pobres ou em desenvolvimento.
A principal desvantagem é o fato de não serem fontes renováveis, um dia as reservas destas fontes irão acabar no planeta. A queima de combustíveis fosseis gera poluição do ar, e pode prejudicar a saúde das pessoas, principalmente nas grandes cidades, também, é um dos principais geradores de chuvas ácidas.
A grande maioria da energia elétrica gerada no Brasil é de origem renovável. Sendo a energia hidrelétrica uma das principais fontes de energia do país, devido aos rios brasileiros que apresentam elevado potencial energético.
O que é gás natural?
O gás natural é utilizado em usinas termoelétricas, considerado como uma fonte mais vantajosa por apresentar menor impacto ambiental, maior facilidade de transporte e uma necessidade quase nula de armazenamento. Bastante utilizado como fonte de energias em industrias, residências, gás de cozinha, e também em alguns tipos de veículos que podem ser adaptados a esse tipo de combustível.
O gás natural é uma ótima alternativa para residências, pois representa conforto, comodidade e segurança. O preço é competitivo em comparação aos combustíveis tradicionais, devido a baixa emissão de gases ácidos e composto de enxofre, e os equipamentos terão maior tempo de vida útil. A chama azul produzida pelo gás natural permite o preparo de alimentos com maior eficiência e menos tempo. Possui um ótimo custo beneficio, e reduz o gasto de energia elétrica no aquecimento de chuveiros e ar condicionado.