Glauco Duarte Diniz – o que significa energia não renovável
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os combustíveis fósseis compreendem as principais fontes de energia do mundo, que deverão continuar a representar cerca de 80% do consumo mundial de energia até 2040 (fonte: US EIA International Energy Outlook 2013). Embora a formação de combustíveis fósseis seja um processo contínuo na Terra, a formação de novas reservas de combustíveis desta natureza leva centenas de milhões de anos. A intensidade com que os combustíveis fósseis estão sendo extraídos excede em muito aquela pela qual são produzidos; por esta razão são classificados como não renováveis.
A energia nuclear é aquela que é produzida a partir de reações que mudam o núcleo de um átomo. A fissão nuclear é uma reação atômica na qual o núcleo de um átomo é dividido em dois núcleos menores e a energia é liberada. A fusão nuclear é uma reação atômica onde dois núcleos menores se fundem para formar um maior, e a energia é liberada também nesta reação. A energia é liberada normalmente na forma de radiação de alta energia, como raios gama e raios X, que podem ser altamente perigosos para os organismos vivos quando a exposição é intensa.
A energia nuclear A energia nuclear representa cerca de 8% da energia total do mundo. A energia nuclear é benéfica porque há uma enorme quantidade de energia produzida a partir de uma pequena quantidade de urânio 235 na reação inicial. Embora a energia nuclear seja valiosa devido ao seu alto rendimento, eficiência e falta de emissão de gases de efeito estufa, a tecnologia necessária para produzir energia nuclear segura é complexa e controversa.
Análise Detalhada
As desvantagens da produção de energia nuclear incluem o resíduo de bário e criptônio produzido pela reação (produtos de fissão), que é altamente tóxico para o meio ambiente, uma vez que continua a emitir radiação. Naturalmente, muitas coisas emitem radiação, inclusive rochas, solo, comida, água e ar. Entretanto, nem todos os tipos de radiação a que estamos expostos são prejudiciais.
Análise Detalhada
A radiação pode ser classificada pelo Espectro Eletromagnético (Figure 12), (Figura 12), que define diferentes tipos de radiação de acordo com seu comprimento de onda ou energia. Comprimento de onda é definido como a distância entre cristas sucessivas de uma onda. Quanto maior o. comprimento de onda menor a energia contida na radiação. Assim, as ondas de rádio transmitem muito pouca energia, enquanto os raios gama são poderosamente energéticos.
A radiação visível (ou luz visível, a radiação solar com comprimentos de onda entre 400 e 800 nm no espectro eletromagnético) é a radiação solar absorvida pelas plantas para estimular a fotossíntese. Essa radiação geralmente não é prejudicial a nenhuma forma de vida, incluindo seres humanos. Ao contrário, os raios gama e raios X, que são os mais energéticos, podem ser extremamente prejudiciais à saúde dos seres humanos, plantas e animais. Este tipo de radiação é prejudicial porque destrói a integridade das moléculas de DNA nas células vivas. Da mesma forma, a exposição excessiva à radiação ultravioleta do Sol pode causar queimaduras solares e câncer de pele.
Pessoas Inspiradoras
Amory Bloch Lovins é físico, cientista ambiental e cofundador do Instituto Rocky Mountain, uma organização sem fins lucrativos dedicada à eficiência energética e transição para energia renovável. Em 2007, ele recebeu o Prêmio Planeta Azul por seus esforços extraordinários na resolução de problemas ambientais globais.
Como os resíduos radioativos contêm raios gama e raios X, isso representa um problema para as civilizações presentes e futuras. Atualmente, a maior parte do lixo nuclear é descartada em grandes cubas de contenção de cimento nas instalações onde ele é gerado. Continuar armazenando esses resíduos acima do solo oferece riscos de segurança, como danos causados por terremotos, tempestades ou vandalismo. Também exige que as sociedades futuras mantenham essas instalações de armazenamento. A falha humana também é uma preocupação quando se trata de gerenciamento de resíduos de matéria nuclear. Uma opção alternativa para o descarte é a reutilização desses resíduos como combustível. Atualmente, a utilização benéfica de resíduos nucleares está sendo praticada com o uso de reatores regeneradores em nações como a França, o Reino Unido e a Alemanha.
Outra desvantagem das fontes de energia não renováveis é que elas causam graves problemas ambientais, incluindo mudanças climáticas e poluição do ar, que representam uma ameaça para os seres humanos, plantas, micro-organismos e animais. Além disso, prevê-se que as fontes de energia não renováveis serão esgotadas em um futuro próximo (ver Tabela 2). Portanto, para a proteção do meio ambiente e para garantir a segurança energética e a saúde das sociedades humanas, devemos nos afastar de nossa dependência de fontes de energia não renováveis e aumentar o uso de fontes de energia renováveis.