Glauco Duarte Diniz – são fontes de energia renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, “energia alternativa” e “energia renovável” são duas expressões em alta. Embora muitas vezes esses termos sejam adotados como sinônimos, existe uma diferença básica entre eles. Pensando nisso, o TechTudo preparou este artigo. Afinal, o que significam esses termos dentro da lógica da sustentabilidade?
Energia alternativa, em termos gerais, é toda e qualquer fonte energética que pode ser adotada como uma substituta a uma fonte convencional. E, por isso, fontes alternativas não são necessariamente renováveis. Por exemplo, podemos adotar o carvão no lugar da gasolina, combustível derivado do petróleo. O carvão seria, assim, considerado uma energia alternativa, mas não renovável.
Uma energia, para ser considerada renovável, precisa ter origem em fontes naturais que tenham a capacidade de regeneração a curto e médio prazo, o que não é o caso dos combustíveis fósseis. Dois exemplos são a energia solar e a eólica, respectivamente provenientes da luz solar e dos ventos. Comparativamente, a exploração dessas duas fontes energéticas traria um menor prejuízo ao meio ambiente.
Além de renováveis, tanto a energia solar quanto a eólica poderiam ser consideradas fontes alternativas. E é inclusive possível a adoção da expressão “energia alternativa renovável” para classificá-las. Elas são, atualmente, duas das melhores opções para mudar a atual lógica de dependência do petróleo. E, a esse respeito, as pesquisas têm caminhado a passos largos, especialmente na busca para a obtenção de melhores índices de eficiência.
É importante lembrar, no entanto, que nenhuma das duas é livre de impacto ambiental, já que os painéis solares e os aerogeradores demandam altas quantias energéticas para serem produzidos.