Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, algo que vem sendo compartilhado via WhatsApp está chamando atenção. Trata-se do Programa Tarifa Social que estaria dando descontos nas contas de luz dos consumidores. Segundo a mensagem, as pessoas precisam entrar em um site para ver as instruções.
Confira a mensagem:
“O Governo Federal abre este mês as inscrições do programa Tarifa Social que dá de 50% a 100% de desconto na conta de Energia Elétrica. confira se você tem tem direito acessando: [site].
Quando o usuário entra no site, ele se depara com alguns formulários. Caso você preencha os dados, recebe um pedido para que compartilhe o link para cinco pessoas:
“Agora precisamos nos certificar que você não é um sistema automatizado tentando burlar o sistema. Por favor COMPARTILHE com 5 pessoas ou grupos para autenticar sua solicitação. Após isso você será redirecionado para a página com as informações para pedir seu benefício SELECIONE PELO MENOS 5 AMIGOS OU GRUPOS NO WHATSAPP! Compartilhe até completar a barrinha abaixo.”
Mas afinal, o governo abriu inscrições para programa Tarifa Social que dá descontos de 50% a 100% ne conta de luz pelo WhatsApp?
Embora tenha como o consumidor conseguir desconto na conta de luz, essa mensagem que está circulando no WhatsApp é falsa. Ou seja, a mensagem segue o mesmo modus operandi que já desmentimos por aqui. No fim, mesmo que você siga os passos, nada acontecerá e é provável que os seus dados sejam roubados.
Tarifa Social existe?
Confira no site da Aneel, o que diz a respeito sobre o Tarifa Social:
A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) garante descontos na conta de luz para pessoas com baixa renda. Saiba mais sobre esse importante benefício! Acesse a página www.aneel.gov.br/tarifa-social-baixa-renda e veja como funciona! Orientações sobre o tema também podem ser conferidas no Facebook – www.facebook.com/aneelgovbr.
Os descontos na conta de luz para os beneficiados pela Tarifa Social são aplicados de forma cumulativa. A tarifa terá um desconto de 65% para os primeiros 30 kWh consumidos no mês. Para o consumo de 31 a 100 kWh/mês, o desconto será de 40%. Finalmente, a parcela de consumo entre 101 e 220 kWh no mês terá 10% de desconto. Isso significa que, se você é beneficiário da Tarifa Social com consumo mensal de 50 kWh/mês, haverá um desconto de 65% sobre os primeiros 30 kWh e de 40% sobre os outros 20 kWh.