Glauco Duarte Diniz – como calcular painel fotovoltaico
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, sejam por motivos econômicos ou sustentáveis, a adesão a utilização de energia solar fotovoltaica tem sido crescente e as perspectivas são positivas para os próximos anos.
Tanto a ANEEL quanto ABSOLAR divulgaram recentemente estimativas de crescimento para o mercado solar, mostrando que os próximos anos serão ainda melhores.
A procura por geradores fotovoltaicos tende a crescer mais de 100% do que nos últimos anos, tanto para clientes residenciais quanto para comércios e indústrias.
Gerar sua própria energia é sinônimo de sustentabilidade, economia e investimento com lucratividade certa.
Ao decidir instalar um gerador fotovoltaico, o cliente precisa entender como funciona um sistema de energia solar fotovoltaico.
E a primeira dúvida que surge ao pensar em instalar energia solar fotovoltaica é como calcular a quantidade de painéis.
Mas quais informações precisamos ter em mente para calcular a quantidade de painéis?
É preciso levar em conta algumas informações para descobrir o tamanho do gerador fotovoltaico necessário para o local escolhido.
A primeira é relacionada a posição do local onde o gerador será instalado e os níveis de incidência solar naquela região.
Isso porque cada região conta com um tipo de exposição solar diferente, é preciso descobrir a HSP (horas de sol a pico) da região na qual o kit solar será instalado.
Outra informação relevante ao levar em conta é a quantidade média de energia consumida, e isso pode ser feito através de um levantamento de consumo dos últimos 12 meses.
Ter espaço livre no telhado do local onde o gerador será instalado também é um pré-requisito, não sendo um item obrigatório, já que os painéis podem ser instalados diretamente no quintal ou espaço vago no terreno.
Com essa informação, a empresa responsável já pode analisar o tamanho ideal de painéis a serem utilizados em determinada instalação.
A partir dessas informações, já é possível ter uma prévia da quantidade aproximadamente de painéis fotovoltaicos poderão ser utilizados para gerar sua própria energia.
É importante ressaltar que é necessário sempre realizar um projeto de instalação de um kit solar fotovoltaico com uma empresa especializada.