Glauco Duarte Diniz – como ganhar dinheiro com usina fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar tem gerado dados positivos para o desempenho econômico em nosso país, movimentou mais de R$4,5 bilhões de reais no ano passado, e gerou cerca de 20 mil novos postos de trabalhos por aqui segundo uma estimativa da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar). Mas como ganhar dinheiro com energia solar?
Neste ano está previsto a instalação de 63 novas usinas fotovoltaicas, e os incentivos para as pessoas aderirem a essa fonte renovável de energia vem crescendo junto com o interesse delas. As empresas integradoras são as responsáveis pela implantação de sistemas fotovoltaicos nas unidades consumidoras, e estas empresas tem contratando bastante mão de obra devido à alta demanda por projetos.
No ano passado cerca de 5.5 mil empresas integradores exploravam este setor no Brasil, e neste ano estamos caminhando para um crescimento significativo em relação a 2017. Diante desse cenário promissor, leia este post para saber como você pode ser um empreendedor solar!
Prepare-se com cursos de capacitação
Caso você não tenha uma especialização em energia solar, é melhor começar a procurar cursos presenciais, pois você vai precisar. Mesmo que não seja você quem vai instalar os projetos, é recomendável que todo o empreendedor conheça bem o seu produto.
Existem empresas que, assim como a nós, preparam essas pessoas para ingressar no setor como empresários ou por meio do trabalho autônomo. Elas ministram aulas práticas e teóricas, com conteúdo sobre instalação de equipamentos, compras e fornecedores, vendas, sistemas e outros assuntos importantes para o funcionamento de uma empresa integradora.
Ao final do curso, você estará devidamente capacitado para desenvolver e instalar sistemas fotovoltaicos, bem como para ser consultor e dono da sua própria empresa.
Estude sobre energia solar fotovoltaica
O procedimento para produção de energia solar compreende várias etapas até tudo seja concluído e o cliente possa iniciar a geração de eletricidade. Entre eles, podemos citar a tecnologia dos equipamentos, que está em constante evolução, a comercialização das peças por parte dos fornecedores e a prática da instalação em si.
Para ganhar dinheiro com energia solar, você precisa saber com qual etapa você mais se identifica, ou se você quer atuar em todas elas. Como falamos, algumas tarefas exigem um conhecimento técnico avançado. Por isso, é preciso estudar. Além de cursos presenciais, existe muita informação gratuita disponível na internet para você complementar o seu conhecimento sobre o assunto.
Empreenda no ramo de energia solar
Uma forma mais segura de abrir uma empresa de energia solar é optar pelo formato de franquias. Ao optar por esse modelo, você poderá ser tanto o gestor quanto o próprio instalador dos sistemas fotovoltaicos que o seu negócio vender.
A franqueadora, por sua parte, será encarregada de elaborar os projetos, indicar fornecedores homologados, de confiança e com qualidade na entrega, além de cuidar do marketing da marca.
Atualmente, existem dois formatos básicos de franquia de energia solar. A loja, que é o tipo de estabelecimento comercial tradicional, e a microfranquia ou franquia pocket, que custa menos para o empreendedor inicialmente e pode funcionar em endereços comerciais compartilhados, como coworkings ou home office.
Faça instalação e manutenção de painéis solares
Trabalhadores autônomos podem ganhar dinheiro com energia solar fazendo a instalação e manutenção dos equipamentos. Essa é uma ótima alternativa especialmente para quem tem formação técnica na área ou graduação superior em engenharia. Caso esse não seja o seu caso, não tem problema.
Você sempre pode seguir nossas duas primeiras dicas para adquirir conhecimento. Para quem procura mais estabilidade, uma boa ideia é procurar uma vaga de trabalho com vínculo empregatício em alguma empresa especializada na venda de sistemas fotovoltaicos.
Faça a revenda da tecnologia fotovoltaica
É cada vez mais comum encontrar pessoas com consciência ambiental. Você pode usar essa preocupação com a preservação do meio ambiente ao seu favor, ganhando dinheiro e ajudando a salvar nosso ecossistema.
Uma boa maneira de fazer isso é revendendo a tecnologia fotovoltaica. Dá para comercializar carregadores de smartphones movidos por energia solar e outros itens que usam o mesmo princípio para funcionarem, como câmeras de monitoramento e caixas de som. Também já existem lanternas movidas por energia fotovoltaica, bombas de poço, mochilas que carregam equipamentos, refletores de LED e até aparelhos de ginástica, como bicicletas ergométricas.
Como você pode ver, não falta o que vender nesse tipo de negócio. E, ainda por cima, esses empreendimentos têm a vantagem de aplicar conceitos do marketing verde para divulgação do negócio e, consequentemente, para captar clientes.
Coloque seu plano em prática
As empresas integradoras são aquelas que levam a energia solar até a unidade consumidora. Ou seja, elas são responsáveis pela criação, desenvolvimento e instalação dos projetos, compra dos materiais a serem utilizados entre outras coisas.
Se você não tiver muito dinheiro para investir de início, você pode iniciar como MEI (Micro Empreendedor Individual). Assim, você já terá um número de CNPJ, o que facilitará a aquisição de equipamentos e, principalmente, a emissão de notas fiscais.
A partir do momento que o seu negócio começar a fluir, é só solicitar o desenquadramento de MEI. Para tanto, você pode contar com o auxílio de algum escritório de contabilidade.
Por conta da demanda, e também por ser um setor que ainda está começando a se popularizar por aqui, então as chances de sucesso como empreendedor solar são maiores. Mas, é claro, desde que tudo seja bem planejado, inclusive todos os riscos devidamente calculados, como qualquer outro negócio.
Lembre-se que mesmo com o grande crescimento do setor, este crescimento ainda é pouco diante da nossa enorme capacidade de como ganhar dinheiro com energia solar.