Glauco Duarte Diniz – como montar energia solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, energia solar com e sem bateria. Sistema off-grid e on grid. Energia fotovoltaica conectada à rede e autônoma. Todas essas definições servem para diferenciar as duas formas de geração de energia através de um sistema fotovoltaico.
Todos imaginam que o sistema fotovoltaico precisará de um banco de baterias que armazenará toda a energia gerada durante o dia para ser consumida depois. Esse é o sistema conhecido como autônomo.
Mas será que essa é a melhor aplicação para o seu caso? Qual a diferença de energia solar com e sem bateria? É o que vamos descobrir agora!
O SISTEMA AUTÔNOMO (COM BATERIAS).
Como o próprio nome já diz, você terá uma produção autossuficiente. Seu sistema suprirá diretamente a demanda de energia necessária.
Para esse caso a bateria é indispensável, pois é ela que garantirá o envio constante da energia necessária, estabilizando a eletricidade para seus equipamentos.
Além disso, sua principal função será armazenar eletricidade suficiente para momentos quando não há geração, por exemplo a noite.
Toda a energia gerada pelos seus painéis fotovoltaicos passará por um controlador de carga (2), que fará o controle do carregamento das baterias. Armazenada na bateria (3), sua eletricidade estará estabilizada para uso.
O inversor (4) converterá a energia de corrente contínua para corrente alternada (o padrão que utilizamos).
Feito isso, a energia estará disponível para ser utilizada em uma tomada (5), ou ponto de luz.
As baterias ainda possuem um prazo de vida curto, comparado a todo o sistema fotovoltaico, sendo necessária sua troca de tempos em tempos.
Esse sistema é indicado para locais onde não há fornecimento de energia pela concessionária.
Outra aplicação muito relevante são bombas d´água abastecido por energia solar fotovoltaica, facilitando assim sua instalação longe de um quadro elétrico.
O SISTEMA CONECTADO A REDE (SEM BATERIAS).
Se podemos escolher um herói, ou responsável pelo grande aumento das unidades geradoras de energia fotovoltaica, este é o sistema “on-grid”, ou, conectado à rede.
Após a resolução normativa 482, todo microgerador de energia através de um sistema fotovoltaico pode “vender” a sua energia para a concessionária!
Diferente de um sistema autônomo, o conectado à rede não precisará de um banco de baterias, neste caso a concessionária será sua bateria! Você será um produtor de energia e parceiro da distribuidora.
O sol incidirá nos painéis fotovoltaicos instalados em seu telhado (1) e gerará energia elétrica.
Essa energia gerada passará por um inversor interativo (2), que trabalha em paralelo com a rede da concessionária (exemplo, EDP Bandeirantes).
Ele transformará a energia para nosso padrão de consumo, e toda energia gerada será injetada no quadro de distribuição da residência (3), sendo consumida durante o dia.
Se a geração for maior que seu consumo, a eletricidade passa a ser fornecida para a distribuidora pelo relógio bidirecional (4), instalado gratuitamente na sua residência.
No final do mês, toda a energia “vendida” retornará para você como créditos que poderão ser abatidos da sua conta de luz em até 5 anos.
No sistema conectado à rede, você estará sempre abastecido pelo seu sistema fotovoltaico! Quando não houver geração (a noite), ou a produção for insuficiente a concessionária passa a abastecer a rede elétrica da sua residência.
Como você forneceu energia para a concessionária durante o dia, a eletricidade utilizada durante a noite será gratuita.
ENERGIA SOLAR COM E SEM BATERIA. QUAL DEVO INSTALAR?
Cada caso um sistema será o ideal. Mas se você é abastecido pela concessionária, o sistema conectado à rede é o mais indicado! Seu investimento é o mais barato, sua durabilidade maior e praticamente não existe manutenção.
Através da geração pelo sistema fotovoltaico conectado à rede, sua economia será imediata, podendo chegar a 95%. Você não sofrerá com o aumento de energia elétrica, poderá utilizar 100% do conforto da sua residência e ainda contribuirá para a preservação do planeta com a utilização de energia limpa!
Desconto na conta de luz da Cemig!