Glauco Duarte Diniz – onde comprar placa solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar fotovoltaica ganha cada vez mais espaço no mercado. Com muitas vantagens para os consumidores e também para as empresas, cresce a procura por esta fonte de energia. Quer saber como identificar o kit de energia solar ideal para o seu negócio? Confira!
Antes de mais nada, é importante entender as vantagens da energia solar. Com a possibilidade de economizar até 95% da conta de energia, o sistema fotovoltaico também se destaca por gerar uma energia limpa e sustentável.
Além disso, no atual contexto mercadológico, a instalação do sistema se torna até um diferencial competitivo. Afinal, como os consumidores estão preocupados com o meio ambiente, a sua empresa transmite uma imagem positiva ao incentivar a produção de energia renovável.
Confira, então, informações úteis para fazer a compra e a implementação do kit de energia solar na sua organização.
O kit de energia solar para empresas é caro?
Engana-se quem pensa que o custo do kit de energia solar é alto. O modelo é indicado para micro e pequenas empresas, que conseguirão reduzir custos e ganhar mais autonomia elétrica.
Vale destacar que o retorno do investimento se dá em cerca de seis anos e a durabilidade do sistema chega a 25 anos. O que garante um investimento assertivo e com retorno certo.
Passo a passo para comprar o kit de energia solar
A primeira etapa a ser tomada por quem busca instalar o kit de energia solar é escolher uma empresa com credibilidade e expertise no assunto. Pesquise sobre a idoneidade e veja se não há reclamações.
A parceira escolhida deve contar com uma equipe de especialistas ou indicar os profissionais capacitados para realizar o trabalho. Por envolver ações com energia e altura, não é indicado fazer a instalação sozinho ou com pessoas sem o conhecimento adequado.
Outro ponto importante é que a ligação do kit de energia à rede elétrica necessita de um documento chamado Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Para emiti-lo, é necessário que haja um engenheiro ou técnico credenciado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Após selecionar a empresa, chegou o momento de elaborar o projeto de instalação. É preciso que sejam escolhidos produtos de boa procedência para garantir a melhor eficiência do sistema.
Com estes passos preenchidos, agora é necessário analisar as condições do local que receberá o kit de energia solar.
Como funciona a instalação do kit de energia solar?
Para realizar a implementação adequada do sistema fotovoltaico, a equipe de instalação deve cumprir com uma série de requisitos, como:
-
Avaliação do local para escolher o melhor ponto de instalação e captação de raios solares;
-
Análise da demanda exata do cliente;
-
Verificação da potência fotovoltaica necessária e do sistema adequado.
Com isso, a sua empresa consegue calcular o ganho com a geração distribuída (ou seja, a energia elétrica gerada no local de consumo). Assim, também é possível medir o tempo de retorno financeiro.
Quais as características do produto?
Apesar de as especificações técnicas ficarem a cargo do parceiro escolhido, é bom que o consumidor e proprietário do negócio conheça as características do kit de energia.
O painel de energia solar fotovoltaica, por exemplo, precisa de dois tipos de certificação: a do Inmetro e a IEC 61215.
O selo do Inmetro é o mínimo exigido, mas não garante a segurança e durabilidade do painel.
Já a certificação IEC comprova que a placa passou por um teste contra chuva e granizo. Isso assegura que o painel possui um material resistente o suficiente.
Outro ponto de atenção para o comprador é que a garantia do kit de energia solar deve ser de no mínimo 25 anos.
Desconto na conta de luz da Cemig!