Glauco Duarte Diniz – qual a diferença entre energia solar e eolica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, ao planejar as instalações do sistema de geração energética fotovoltaica de sua casa ou empresa, pode surgir uma dúvida é importante: será que minha unidade precisa de um sistema conectado à rede ou eu posso usar um sistema fotovoltaico isolado? Preparamos esse artigo especial para responder a estas perguntas e dar mais explicações sobre as diferenças entre os sistemas de geração energética fotovoltaica On-Grid e Off-Grid.
Sistemas conectados e sistemas isolados
Em um sistema on-grid, a geração de energia solar fotovoltaica de sua casa está conectada à rede pública de eletricidade. Sendo assim, quando a sua unidade gera mais energia do que o necessário para alimentar os seus equipamentos, o excedente é inserido no sistema público, e convertido para você em créditos de energia que serão descontados de sua conta de luz no final do mês ou acumulados. Entretanto, se o seu sistema fotovoltaico não conseguir gerar a energia demandada para o período, sua casa poderá contar com a eletricidade da rede pública, fazendo com que assim você pague apenas pela energia comprada da concessionária, baixando consideravelmente o valor de sua conta de luz.
Para isso, são necessários alguns componentes. Além dos módulos fotovoltaicos e do cabeamento especial, seu sistema irá precisar de um inversor energético, que será responsável por converter a energia gerada pelo sistema, em corrente contínua (CC), para a corrente alternada, que é o tipo de energia que circula nos postes de luz. Além do inversor, sua unidade também irá precisar de um relógio bidirecional, que faça a medição tanto da energia gerada, como da consumida.
O sistema off-grid não tem ligação com a rede pública. Todo o excedente de energia gerada pelo seu sistema de eletricidade fotovoltaica será armazenado em um banco de baterias estacionárias preparadas para gerar eletricidade suficiente para as necessidades de sua casa mesmo em períodos em que seu sistema fotovoltaico não esteja gerando energia. Este tipo de sistema é indicado para locais remotos onde a rede pública não chegue, ou regiões com muita abundância de incidência de luz solar, proporcionando a viabilidade do sistema.
Os sistemas off-grid, além de baterias, também precisam de inversores elétricos, uma vez que a maior parte dos equipamentos domésticos também funcionam com energia elétrica alternada, e não corrente contínua. Este tipo de sistema fotovoltaico pode não ser recomendável para áreas urbanas. Portanto, converse com seu profissional para saber qual é o tipo de sistema que melhor atende às suas necessidades, podendo gerar muito mais retorno ao investimento feito por sua família ou por seus sócios.