Glauco Duarte Diniz – Porque investir em energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar fotovoltaica é considerada uma das melhores soluções para os grandes consumidores de energia, como indústrias, redes de supermercados, Shoppings Centers e Hospitais.
Além de ser considerada uma solução de energia inesgotável, por ter como fonte a luz do sol, que pode variar na intensidade, é uma opção limpa e renovável.
Economia na conta de luz
Um dos principais motivos é o fator econômico, possibilitando um percentual de economia bem maior na conta de luz, chegando até 99% da conta de energia. Isso porque o sistema de geração instalado consegue produzir 100% da energia que consome. A própria manutenção tem baixíssima necessidade de cuidados, envolvendo somente a limpeza e fiscalização dos painéis solares.
Energia limpa e sustentável
Outra vantagem da energia solar fotovoltaica é a redução da poluição e das taxas de carbono para o meio ambiente, diminuindo os impactos ambientais, já que não faz uso de combustíveis fósseis para a geração de energia. Com isso, a produção de energia solar fotovoltaica é totalmente sustentável por depender apenas da radiação solar para existir, sem emissão de gases ou acúmulo de poluentes.
Investimento x Custo-benefício
A solução fotovoltaica é ideal para todas as empresas, principalmente para as médias empresas, que normalmente não possuem uma contratação eficiente de energia. Ao gerar sua própria energia, as PMES poderão reduzir em até 95% a sua fatura, ficando livres de variações tarifárias de energia. Além disso, sua implementação permite ter um retorno no investimento de, em média, três anos. Portanto, é um custo-benefício e tanto, considerando que a vida útil dessa solução é de até 25 anos gerando energia.
De acordo com Rodrigo Travi, CEO da Ledax, o mercado de micro e minigeração de energia solar cresce ano a ano e a empresa oferece a solução de energia solar fotovoltaica por meio da divisão Ledax Energy Solutions. “Em um país que a energia elétrica é muito cara e continua aumentando, a preocupação das grandes empresas com o consumo energético é sempre muito grande. Notamos que às vezes ainda falta um pouco de conhecimento por parte de clientes e consumidores, porém o nosso papel, como empresa que levanta essa bandeira da energia sustentável, é o de conscientizá-los sobre as boas práticas”, analisa Travi.