Glauco Duarte Diniz – Como construir imóveis para alugar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, com a taxa básica de juros, a Selic, no menor patamar histórico, de 2% ao ano – o que impacta diretamente no retorno da renda fixa, como poupança e fundos mais conservadores –, o investimento em imóveis tem se mostrado cada vez mais uma opção rentável e segura. E um dos principais objetivos de quem aplica dinheiro no mercado imobiliário por meio da compra de unidades é alugá-las.
Para se ter uma ideia, a poupança, hoje, rende cerca de 1,4% ao ano. Já o aluguel pode trazer ao proprietário do imóvel uma rentabilidade média de 0,5% ao mês. Para isso, no entanto, é preciso ficar atento a alguns fatores, como a escolha do tipo de imóvel e localização, que poderão torná-lo mais ou menos atrativo para conseguir um inquilino. Um apartamento de R$ 200 mil, por exemplo, pode render um aluguel mensal de R$ 1 mil, dependendo do bairro escolhido.
Comprar o imóvel para alugar é uma excelente alternativa de investimento, com uma rentabilidade de mais de 0,5% mensal do valor total. Então, o investidor já tem um retorno imediato, até para pagar a parcela do apartamento, se desejar.
Charles Bitencourt, diretor da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), indica que, antes de comprar o imóvel, o investidor faça uma pesquisa sobre as opções do mercado. Ele sugere bairros com pouca oferta. “O ideal é evitar regiões ‘superofertadas’, o que possibilitará um retorno maior para o investidor. Diversos bairros da Grande Vitória, por exemplo, já registram redução do volume de unidades de dois quartos disponíveis para locação”, afirma.