Glauco Duarte Diniz – Como investir e ganhar dinheiro na construção de imóveis
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o terror de todo e qualquer investidor é ver o seu patrimônio deteriorando-se com rentabilidades que mal conseguem superar o reajuste da inflação. E possivelmente esse pode ser o seu caso. No cenário atual, com a Selic no seu menor patamar histórico, torna-se imprescindível buscar outros métodos de investimento que não sejam a renda fixa.
É por isso que muitos investidores estão buscando o mercado imobiliário para aplicar seu dinheiro. Fundos imobiliários, compra de casas para gerar aluguel, compra de terrenos. Todas são ótimas formas de proteger o seu patrimônio das variações do mercado. Entretanto, existe uma forma de investimento pouco explorada, em que o capital inicial é baixo e a rentabilidade liquida varia de 30 a 50%, em no máximo 18 meses.
Por que investir em imóveis?
Vamos fazer um contexto do nosso país. O Brasil é um país de proporções continentais e com uma população gigantesca, a 6ª maior do mundo segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O que acontece é que boa parte dessa população ainda não tem um imóvel para chamar de seu. Estima-se que aproximadamente 7,8 milhões de famílias brasileiras ainda não possuam uma moradia própria. Junte a isso o fato de que até 2027 é esperado que mais 9 milhões de habitações tenham que ser construídas para acomodar o número de famílias que serão criadas até lá. Ou seja, o mercado imobiliário tem uma demanda reprimida muito grande. Os novos empreendimentos que estão saindo não estão sendo capazes de cobrir essa altíssima demanda.
Além da demanda, investir em imóveis é investir em segurança. Quando você aplica capital na bolsa de valores você estará sujeito as variações do mercado ou a mudanças repentinas de governança nas empresas que você investe. Enquanto isso, o preço de imóveis independentemente de passarmos ou não por uma crise tendem a subir, tendem a se valorizar. Outra vantagem é a rentabilidade. Seja você construindo para vender ou mesmo construindo um imóvel para rentabilizar com o aluguel e a valorização do imóvel, a rentabilidade supera com folga as aplicações em renda fixa.
Construção financiada: Deixe o banco pagar a maior parte da sua construção!
Você provavelmente está pensando “investir em construção é muito caro, não tenho tanto dinheiro assim”. Ou mesmo “não tenho nem o terreno para construir”. É verdade que os custos para construir são altos. Assim como o retorno do investimento, é claro. Por que não deixar o banco pagar boa parte da sua construção? É assim que funciona o processo de construção financiada por meio da aquisição de terreno e construção.
Com base na sua renda familiar comprovada e da sua idade, a Caixa Econômica Federal vai disponibilizar crédito imobiliário para você adquirir o terreno e fazer a construção. Para isso, basta levar alguns documentos simples para o correspondente imobiliário, como comprovação de renda (por imposto de renda ou holerite), RG, CPF, comprovante de residência e certidão de estado civil. A Caixa vai financiar até no máximo 80% do valor do terreno e da construção, sendo os outros 20% provenientes de recursos próprios do cliente, que devem ser alocados diretamente na obra.
Saindo a aprovação de crédito, você tem um período de até no máximo 06 meses para dar prosseguimento no processo. Você deve escolher um terreno, que deve estar regularizado para se tornar apto ao financiamento. Após isso devem ser desenvolvidos todos os projetos, arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico, além de toda a documentação exigida pela Caixa. Após a liberação do alvará de obras pela Prefeitura da sua cidade, é hora de dar início na execução da sua construção financiada!
Como conseguir vender rapidamente?
No período de construção, você deve contatar corretores imobiliários que trabalhem na sua região para começar a oferecer o imóvel para potenciais clientes. Isso já acelera e muito o processo de vendas, pois antes mesmo de terminar a construção, você já pode ter a sua casa vendida.
Outra opção é você mesmo divulgar o imóvel. Pode ser por meio de redes sociais, sites especializados, como a OLX, ou mesmo no marketing tradicional, colocando anúncios em jornais ou outros meios. Também é importante que desde o começo da sua obra exista uma placa de vende-se com o seu contato. Muitos interessados podem passar pela rua e ver o seu anúncio.
Com a venda realizada, é hora de quitar o seu financiamento. Se o comprador pagar o valor à vista, basta você ir diretamente na Caixa para realizar a quitação do financiamento. Já se o pagamento for por meio de outro financiamento, será necessário realizar o processo de interveniente quitante. Das duas formas, o preço de venda menos o custo total da obra e do financiamento é o seu lucro bruto. Assim, você pode terminar de vender uma casa e já utilizar esse lucro para iniciar outra e assim ganhar muito dinheiro recorrentemente.
Como em qualquer tipo de investimento, há risco atrelado a realização da construção financiada. Ou as contas podem fugir do controle e você acabar gastando demais na obra, ou o preço dos materiais de construção pode disparar, drenando o seu lucro. Por isso é necessário a ajuda de especialistas em cada área para te assessorar e te auxiliar a realmente fazer disso um negócio com alta rentabilidade.