Glauco Duarte Diniz – Como escolher um imóvel de alto padrão
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, se você decidiu comprar um imóvel de alto padrão, ou está investindo as economias de sua vida ou já tem uma situação financeira que lhe permite alçar voos mais altos.
Em qualquer caso, a compra de um imóvel de alto padrão, para além dos cuidados inerentes a qualquer negociação imobiliária, traz uma exigência maior, não só porque o risco é igualmente potencializado, dado o vulto do investimento, mas especialmente porque nesse nicho de mercado os detalhes assumem especial relevância.
Fatores como localização, acabamento, benfeitorias agregadas ao apartamento, área de lazer do prédio e até o número de vizinhos (e seu perfil etário e social) podem ser a diferença entre uma experiência fantástica ou uma frustração sem precedentes.
O consumidor dos estratos mais altos da sociedade, por ter acesso a bens de luxo e um estilo de vida muito acima da média, exigirá, em qualquer relação que tome parte, a maior qualidade possível.
Por isso, se você está lendo este artigo, parabéns! Não só pode se considerar privilegiado por estar cogitando comprar um imóvel de alto padrão, mas você já deu o primeiro passo para garantir uma negociação tranquila e sem riscos.
Antes de mostrar os principais cuidados na compra de um imóvel de alto padrão, o(a) convido à leitura de outros importantes artigos do nosso blog que ajudarão a formar uma base sólida para o melhor entendimento do assunto aqui tratado.
Já explicamos o que é uma incorporação imobiliária – se você está comprando um imóvel de alto padrão na planta, entender o processo do início ao fim é interessante –, falamos sobre a importância da due diligence antes de realizar qualquer operação imobiliária e destrinchamos o contrato de compra e venda.
Hoje vamos explorar o universo do imóvel de alto padrão, mostrando suas principais características e os cuidados que você precisa ter ao comprar um bem desse tipo.
O imóvel de alto padrão
Embora a definição do conceito de “alto padrão” possa soar subjetiva, especialmente em um mercado imobiliário aquecido, em que o preço de imóveis “normais” nas grandes capitais ultrapassa com facilidade a barreira de um milhão de reais, há normas técnicas, aplicáveis ao incorporador/construtor, que ajudam a classificar um imóvel como de baixo, médio (normal) ou alto padrão de acabamento.
Há também fatores (não tão) subjetivos que encontram um consenso do mercado imobiliário local.
Via de regra, um imóvel só poderá ser definido como de alto padrão, a justificar um elevado valor de mercado, se conjugar várias características buscadas pelas classes mais altas da população.
De nada adianta o imóvel ter um padrão altíssimo de acabamento interno, mas ter em seu entorno, por exemplo, uma indústria barulhenta que funciona de forma ininterrupta ou uma comunidade com índices de violência elevados.
Leve em consideração, ao procurar um imóvel de alto padrão:
Localização
Esse critério assume especial importância nas grandes cidades, uma vez que a rotina diária de deslocamento entre casa e trabalho pode acabar com a qualidade de vida da pessoa se ela precisar passar horas no trânsito.
Como regra invisível do mercado imobiliário, toda cidade tende a ter determinadas regiões ou bairros que concentram os empreendimentos de melhor padrão de acabamento.
Normalmente são bairros predominantemente residenciais, com construções mais novas que o restante da cidade e localizados em pontos estratégicos do território, seja pela exclusividade e sossego (quando são zonas mais afastadas do centro, com predominância de condomínios fechados de casas), seja pela facilidade de acesso a serviços e infraestrutura (quando são mais centrais e próximos a regiões comerciais mais valorizadas).
Ao escolher seu imóvel de alto padrão, atente-se para as características do bairro, para a qualidade e quantidade dos serviços disponíveis nas proximidades (supermercados, padarias, pet shops, clubes, academias, dentre outros) e para o entorno, nos aspectos de segurança, barulho e trânsito.
Método construtivo
A qualidade dos materiais e da mão de obra empregados na construção do imóvel pode ser avaliada com a aferição da sua estrutura.
Normalmente imóveis de baixo padrão são construídos pelo método de alvenaria estrutural, no qual as paredes, tanto internas quanto externas, servem de base para as estruturas acima delas (laje, telhados, outras paredes no caso de prédios de apartamentos etc.). Nesse tipo de construção, não se pode fazer qualquer tipo de intervenção nas paredes do imóvel, nem mesmo nas internas.
Logo, até a simples furação da parede para, por exemplo, pendurar um quadro, pode comprometer a higidez estrutural do imóvel.
Nem seria preciso dizer que esse tipo de método construtivo é incompatível com imóveis de alto padrão.
Escolha, portanto, imóveis totalmente estruturados em concreto armado. É fácil identificá-los: basta procurar pelas conhecidas vigas, que algumas vezes invadem o espaço de um dos ambientes internos.
Se o imóvel em análise for usado, procure por fissuras e trincas nas paredes e tetos, que podem indicar algum tipo de problema estrutural. Imóveis de alto padrão, em regra, terão uma vida útil maior por serem construídos com materiais de maior qualidade.
Padrão de acabamento interno: NBR 12.721/2006
Para além do método construtivo, ainda mais relevante para o consumidor do imóvel de alto padrão, é o acabamento interno do bem. Afinal, é dentro dele que o morador passará a maior parte do seu tempo.
Quando um imóvel é construído sob o regime de incorporação imobiliária, obrigatoriamente a incorporadora, para registrar o memorial de incorporação, precisa definir o padrão de acabamento daquele empreendimento. Esse padrão, segundo a NBR 12.721/2006, pode ser baixo, normal ou alto.
Embora não seja incomum que incorporadoras, para reduzir o custo do registro da incorporação em cartório, indiquem um padrão de acabamento abaixo daquele que será, de fato, implementado, essa classificação já trará, no mínimo, um forte indício do que esperar de um imóvel comprado na planta.
Apenas a título exemplificativo, transcrevemos a seguir parte de um quadro preparado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais com um resumo dos parâmetros trazidos pela NBR 12.721/2006 para classificação do padrão de acabamento:
É fácil notar que, a despeito de alguns critérios serem iguais para os três padrões de acabamento, há diferenças substanciais na maioria deles.
Portanto, se o imóvel de alto padrão está sendo comprado na planta, não deixe de consultar, no cartório de registro de imóveis em que o terreno está matriculado, o memorial de incorporação.
Se o bem for usado, ou já estiver pronto, uma simples visita será suficiente para concluir se o padrão de acabamento adotado nos ambientes internos é compatível com um imóvel de alto padrão.
Analise a espécie e qualidade dos pisos (se pedras, porcelanatos ou cerâmicas), a qualidade de fabricação dos móveis e armários (é recomendável abrir e fechar todas as portas em busca de eventuais defeitos ou infiltrações ocultas), as características das louças e metais sanitários, se há automação instalada e/ou outras benfeitorias que façam sentido para o seu perfil de consumo.
Nunca compre um imóvel de alto padrão sem entender a fundo a posição, tamanho e disposição das vagas de garagem a ele vinculadas.
Em projetos de padrão baixo e médio, é esperado que as incorporadoras dividam as áreas de estacionamento em vagas com o tamanho mínimo permitido pela legislação local, tamanho que quase sempre comporta veículos de pequeno ou médio porte.
Já em projetos de alto padrão, além de um maior número por apartamento, deseja-se que o tamanho das vagas seja superior ao mínimo exigido, de forma a comportar veículos maiores, como caminhonetes e SUV´s.
Se você está comprando um imóvel na planta, exija a planta dos pavimentos de garagem e analise detidamente a posição e tamanho das vagas, se elas são livres ou presas (em linha) e se há pilastras ou outros elementos próximos que possam dificultar a entrada e saída de veículos.
Isso pode parecer algo menor, mas acredite: no dia a dia, uma vaga mal posicionada ou pequena pode criar grandes problemas para você, até em relação aos vizinhos.
Por outro lado, se o imóvel de alto padrão já está pronto, não deixe de visitar a garagem e conferir as proximidades, se possível experimentando estacionar seu veículo.
Despesas associadas
Provavelmente, se você está comprando um imóvel de alto padrão, não estará no centro de suas preocupações as despesas associadas a ele.
No entanto, essas despesas não devem ser negligenciadas, algumas por se tratar de obrigações propter rem (ou seja, que vinculam e seguem o imóvel na mão de quem ele estiver) e não poderem ser evitadas, outras por poderem alcançar altos valores.
Estamos falando, no primeiro caso, das taxas de condomínio (se o imóvel de alto padrão for um apartamento ou uma casa dentro de um condomínio fechado) e do IPTU.
No segundo caso, enquadram-se principalmente as despesas de manutenção corretiva ou preventiva.
Para além dessas despesas diretamente associadas ao imóvel de alto padrão, não deixe de computar, na conta de aquisição, as despesas de transferência (emolumentos de cartório e ITBI).
Liquidez
Se, de um lado, pelo seu elevado valor de mercado, o imóvel de alto padrão apresenta uma tendência de baixa liquidez, por outro, sendo todos os fatores já analisados positivos, confirmando a classificação favorável, você terá maior facilidade se decidir, no futuro, vender o bem.
Procure, antes de escolher seu imóvel de alto padrão, verificar se há outros imóveis anunciados no mesmo prédio ou, tratando-se de casa, no mesmo condomínio ou loteamento.
A existência de muitos anúncios, principalmente se eles forem mais antigos, pode indicar uma baixa liquidez ou algum problema estrutural associado ao imóvel/empreendimento.
Etapas preliminares ao fechamento do negócio
Depois de escolhido o imóvel de alto padrão, chegará o momento mais importante de todo o processo: as etapas comercial e jurídica.
Como o risco associado à compra de um imóvel de alto padrão é diretamente proporcional ao investimento, todo cuidado é pouco na hora de avaliar o histórico daquele imóvel e de seu(s) proprietário(s).
Além disso, para dar maior segurança às partes, é recomendado que exista um contrato de compromisso de compra e venda de imóvel.
Negocie exaustivamente todas as condições comerciais
Por maior que seja a sua capacidade financeira, certamente você dá valor ao dinheiro que, pelo menos para a grande maioria das pessoas, não vem fácil.
Desconfie de condições excessivamente vantajosas e tire todas as suas dúvidas antes de bater o martelo.
Nunca deixe de confirmar, documentalmente, se as informações que lhe estão sendo prestadas pelo vendedor ou pelo corretor são verídicas e exatas, pois é muito comum, no processo de venda, que haja exageros e uso de “gatilhos mentais” destinados a convencer o comprador.
Se você obteve a informação de que a taxa de condomínio é de “x”, entre em contato com a administradora/síndico e confirme. Alternativamente, exija uma cópia do último boleto.
Se não ficou claro, na oferta, quais benfeitorias internas estão incluídas no preço anunciado, pergunte de forma clara (preferencialmente escrita) ao vendedor, já que um imóvel de alto padrão pode ser vendido vazio ou, por exemplo, com móveis, eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos.
Se você tem animais de estimação, não deixe de consultar a convenção de condomínio e estudar as regras aplicáveis. Alguns condomínios mantêm, mesmo contra seguidas decisões judiciais em sentido contrário, proibições genéricas em suas respectivas convenções.
Enfim, antes de efetivamente apresentar sua proposta de compra do imóvel de alto padrão, busque conhecer a fundo todos os aspectos que envolvem a negociação e tire toda e qualquer dúvida a respeito do preço, condições de pagamento, o que está incluído, quem pagará a comissão de corretagem, se devida, dentre outros.
Nunca dispense a due diligence
Fechada a negociação comercial, é chegada a hora de estudar a situação jurídica do imóvelde alto padrão.
Trata-se da due diligence imobiliária, que assume ainda mais importância no segmento de alto luxo.
Não é incomum que vendedores de imóveis de alto padrão, sejam eles pessoas físicas (empresários, profissionais liberais, geralmente com alta renda) ou jurídicas (a própria incorporadora, quando a compra está sendo feita na planta, empresas de investimento ou gestão patrimonial), tenham lançados em seus nomes débitos tributários e processos judiciais.
A simples existência de ônus não significa, por si só, que você não pode seguir com a compra do imóvel de alto padrão.
Por isso, mesmo que você tenha uma imobiliária ou corretor de confiança, jamais se atenha apenas ao dossiê que, possivelmente, lhe será apresentado durante o processo de compra.
Embora seja possível a qualquer um obter certidões (principalmente as fiscais) pela internet – explicamos como aqui –, na maior parte das vezes os dossiês montados por pessoas que não têm habilitação técnica e alta especialização em Direito Imobiliário ou são incompletos ou vêm desacompanhados de uma explicação segura da real situação jurídica do imóvel e de seu(s) proprietário(s).
Qualquer falha nesta etapa poderá resultar em um enorme problema futuro, atraindo para o comprador (você) responsabilidade por débitos em aberto ou até causando a perda do imóvel para terceiros.
Em respeito ao ditado “cada macaco no seu galho”, a análise da situação jurídica do imóvel de alto padrão só deve ser feita por advogado com experiência e especialização em Direito Imobiliário.
A due diligence é um trabalho altamente técnico, que exige grande atenção ao detalhe e concentração para não ignorar evidências de problemas associados ao imóvel.
Além disso, na existência de ônus sobre o imóvel ou seu(s) proprietários, um estudo bem feito pode ser a diferença entre uma operação segura e uma desistência desnecessária.
Faça uma vistoria técnica com acompanhamento de engenheiro especializado em perícias
Encerrada com parecer favorável a análise jurídica do imóvel de alto padrão, é importante, ainda antes da assinatura do contrato, que seja feita uma vistoria por profissional especializado em perícias de engenharia. Isso só será possível, naturalmente, se o imóvel já estiver pronto.
Se o imóvel já tiver maior tempo de construção (acima de 5 anos), a vistoria assume especial relevância, já que, além de a garantia legal do construtor já estar expirada, eventuais vícios de maior magnitude podem estar ocultos a olho nu.
Somente um engenheiro experiente em vistorias de imóveis terá a capacidade técnica de identificar e apontar esses possíveis vícios. Dentre eles, podemos citar: vazamentos ou entupimento em tubulações, infiltrações, mau dimensionamento da rede elétrica, com possibilidade de curto-circuito, fissuras e trincas estruturais, desgaste precoce de materiais etc.
Realizada a vistoria e identificado um ou mais vícios, a negociação comercial poderá ser reaberta para ajuste do preço ou imputação, ao vendedor, da obrigação de reparo antes do fechamento do negócio.
Cuidados adicionais se o imóvel de alto padrão for comprado na planta
Se o imóvel de alto padrão for comprado na planta, a etapa de due diligence deverá ser realizada com ainda mais cuidado.
Por mais renome que a incorporadora possa ter no mercado local, diante do alto valor envolvido na construção de um empreendimento imobiliário, você pode se sujeitar, sem saber, a um risco de inexecução da obra, seja pela falência oficial da incorporadora, seja por problemas técnicos ou jurídicos (como eventual embargo da obra por ordem judicial).
Por isso, se você está comprando um imóvel na planta, além de todos os demais cuidados já expostos neste artigo, consulte/confirme:
1) Se há averbação de patrimônio de afetação na matrícula do terreno em que está sendo construído o empreendimento;
2) O memorial descritivo do empreendimento, que indicará todos os acabamentos que serão utilizados no imóvel, desde o material do piso até os metais e louças sanitárias;
3) A versão registrada em cartório da minuta da convenção de condomínio;
4) Se há regimento interno com regras claras e objetivas de uso das áreas e equipamentos comuns;
5) O histórico da incorporadora em empreendimentos anteriores: se foram entregues dentro do prazo contratado, se o padrão de acabamento prometido foi seguido, se houve algum tipo de problema construtivo mais grave etc.
A importância de um contrato bem redigido
Finalmente, mas não menos importante, a compra de um imóvel de alto padrão depende, inevitavelmente, de um contrato de compra e venda completo e adequado para o tamanho da operação.
Fuja de modelos padrão apresentados por imobiliárias, especialmente em negociações que envolvam imóveis usados.
O trabalho de elaboração de um contrato de compra e venda deve ser personalizado e artesanal, abordando todos os aspectos peculiares de um imóvel de alto padrão.
Mesmo que você esteja comprando um imóvel na planta, qualquer que seja o tamanho e a reputação da incorporadora, nossa experiência prática mostra que sempre será possível discutir e alterar cláusulas abusivas ou desequilibradas em minutas padronizadas.
Aliás, um dos grandes problemas de um contrato de adesão é que ele, na quase totalidade das vezes, será desequilibrado em favor de quem o elaborou.
Há, é claro, exceções, mas são minoritárias no mercado.
Lembre-se, sempre, que o contrato só lhe será necessário em um cenário de desacordo ou inadimplência de uma das partes.
Afinal, se toda a operação seguir o seu curso normal, sem variação do que estiver previsto no contrato, este será apenas um “peso morto” dentro de uma gaveta.
Todavia, na ocorrência de qualquer problema no negócio, se o contrato não estiver bem redigido e com cláusulas equilibradas e objetivas, ele tampouco te servirá para muita coisa e você se verá obrigado, provavelmente, a enfrentar anos de uma discussão judicial até conseguir efetivamente resolver o problema e encerrar a relação, deixando a solução, ademais, nas mãos de um terceiro (o juiz).
Por isso, não deixe de procurar assessoria jurídicaespecializada nesta etapa, seja para elaborar o contrato de compra e venda, seja para revisá-lo.
Conclusão
A compra de um imóvel de alto padrão envolve muito mais que um enorme investimento.
Começando pela escolha, que envolve variáveis nem sempre presentes em imóveis de menor valor de mercado, passando pela maior atenção à avaliação da situação jurídica e finalizando na necessidade de utilização de um contrato de compra e venda mais detalhado e personalizado, o processo de compra do imóvel de alto padrão é (e deve ser) de certa forma demorado e altamente técnico.
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Dra. Flávia Freitas
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Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
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O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
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Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
Durante o Think Beauty & Fashion, empresa apresentou principais tendências de Moda e Beleza, com base em pesquisas com consumidores e buscas no Google;
Cabelo é o aspecto da aparência de maior preocupação para os brasileiros, aponta pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise;
Bem-estar e propósito de marca estão entre os principais motivadores de compra.
O Brasil é o terceiro país que mais busca por Moda e Beleza no Google em todo o mundo, atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. E os brasileiros estão cada vez mais interessados em produtos de moda e beleza, o que faz as pesquisas sobre o assunto no Google subirem, em média, 7% e 14% ao ano, respectivamente. Esses são alguns dos dados apresentados nesta terça-feira durante o evento Think Beauty & Fashion, realizado no escritório do Google em São Paulo.
Na ocasião, o Google apresentou dados inéditos de uma pesquisa on-line com mil consumidores¹ sobre hábitos de consumo de moda, e outra encomendada pela empresa à Offerwise com 2 mil brasileiros² apontando as principais tendências do segmento de Beleza. Ambos os estudos mostram que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar as compras desses produtos ao longo dos próximos 12 meses: essa é a intenção de 68% dos entrevistados no caso de moda e 83% no caso de produtos de beleza.
As pesquisas traçam um perfil de consumidor cada vez mais consciente, com preferência por produtos que ofereçam bem-estar e marcas com propósito alinhado com seus valores pessoais. Quase sete em cada dez brasileiros (67%) afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentir bem, independente da opinião dos outros². Além disso, ao considerar a compra de um produto, 17% dos consumidores de beleza² e 7% de moda¹ afirmaram levar em conta o fato da marca ter um propósito alinhado com os seus.
“Os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que os façam não apenas parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam que as marcas tenham uma história além de seus produtos e que mostrem credibilidade, ou seja, que não apresentem um discurso apenas da boca para fora”, afirma Farouk Azanki, head de negócios para o segmento de Beleza do Google Brasil. “São consumidores que priorizam produtos que os façam se sentir bem e expressar seu eu autêntico, em vez de aderir a ideais culturais padronizados”, complementou o executivo.
Cuidar dos Cabelos é a maior preocupação
A pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise² mostra que os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. O ítem é o principal ponto de identificação dos consumidores com o tema ‘beleza’, segundo a pesquisa, sendo citado por 44% dos entrevistados; ficando à frente de perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%).
Os produtos para cuidados capilares também são os que entram com mais frequência nas cestas de compra no segmento de beleza. Quase oito em cada dez brasileiros (78%) disseram que adquirem pelo menos um item para os cabelos todos os meses; à frente de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).
Consumidor se inspira em influenciadores
O consumidor brasileiro está mais confiante na decisão de compra, já que está pesquisando mais, acessando mais canais e buscando inspiração em influenciadores digitais nos quais confia. E é nesse momento da jornada que a Busca do Google e o YouTube se destacam como os principais canais onde consumidores buscam informações e experiências para entender melhor sobre produtos e marcas.
Conforme a pesquisa encomendada à Offerwise², 67% dos brasileiros buscam na internet informações sobre produtos de beleza. A Busca do Google é o principal ponto de contato, com 91%, seguido do YouTube, com 73%. De acordo com dados internos do Google, a maior parte dessas pesquisas estão relacionadas à busca de ‘inspirações’ para produtos da categoria.
O papel dos influenciadores na decisão de compra dos brasileiros é reforçado por outros dados apresentados pela empresa: quatro entre as dez marcas de maquiagem mais procuradas nas plataformas do Google são de influenciadoras e são as marcas que mais crescem em interesse (dados internos). Já outra pesquisa³ proprietária da empresa mostrou que 76% dos consumidores de beleza declaram ter comprado seus produtos nos últimos 12 meses com marcas de influenciadores.
“Para o universo da beleza, o YouTube ajuda a criar identificação e comunidades. Atrai consumidores de todos os perfis, muitas vezes saindo do óbvio, como mulheres que buscam cuidar e conhecer produtos e tecnologias para cuidar dos cabelos”, destaca Carolina Soares, líder de insights para o segmento de Moda e Beleza do Google Brasil.
Metodologia
Durante o evento, o Google apresentou diferentes estudos para mostrar a percepção do brasileiro sobre Moda e Beleza e qual tem sido o papel do Google durante a jornada de compra dos consumidores. Confira, abaixo, os detalhes das metodologias dos estudos citados
¹ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de moda nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 19 e 21 de maio de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
² Fonte: “Marketing Insights – Beauty”, Brasil – Estudo encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise, 2023 – estudo ouviu 2 mil brasileiros (homens e mulheres) acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 24 e 30 de abril de 2023, por meio de questionários on-line.
³ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 25 e 28 de janeiro de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.