Glauco Duarte Diniz – Tendências e oportunidades no mercado da construção civil
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, com um meio extremamente competitivo, se destacar no mercado de construção civil se tornou uma questão de detalhes. Ou seja, fazer o básico bem feito pode garantir a sobrevivência da sua empresa, mas não vai fazer com que ela se sobressaia quando comparada à concorrência.
Então se você quer fortalecer a sua gestão de melhorar alguns processos a fim de se destacar no mercado de construção civil, este artigo é para você! Separei aqui dicas que vão te ajudar a melhorar seu gerenciamento financeiro e boas práticas que são fundamentais para um bom desempenho.
É muito fácil focar nos números e esquecer de lidar com os fatores humanos. Mas não podemos ignorar a importância de oferecer um canal de comunicação que seja acessível para todos da equipe.
A comunicação efetiva no canteiro de obras garante que as tarefas sejam executadas respeitando os padrões de qualidade e as especificações do projeto. Além disso, colabora para o alinhamento da equipe, fator determinante no cumprimento de prazos dos projetos.
Outro fator que nunca deve ser esquecido é que a comunicação clara também proporciona um ambiente de trabalho seguro para todos.
De acordo com um estudo desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI), a cada 1 bilhão de dólares gastos em um projeto, cerca de 75 milhões de dólares podem ser perdidos em decorrência de falhas de comunicação.
Enquanto isso, empresas que levam a comunicação a sério mantém seus projetos dentro da zona de excelência e cumprem até 80% dos prazos dos projetos desenvolvidos.
Como trabalhar a comunicação no canteiro de obras
Conscientize a liderança
Seus líderes devem servir de exemplo para suas respectivas equipes. Também são excelentes aliados no cascateamento de informações.
Além de transmitir, eles também devem ser vistos como um canal aberto para receber sugestões, reclamações e dúvidas.
Faça reuniões
Analise a sua agenda com cuidado e separe um tempo para conversar com funcionários, clientes e fornecedores.
Você vai ver que muitas ideias e soluções para problemas surgem mais rápido durante reuniões. Só tenha cuidado para não exagerar na quantidade ou duração!
Sinalize os canteiros corretamente
Mesmo na era digital, a sinalização dos canteiros ainda é muito importante. Use placas, avisos e quadros sempre que precisar sinalizar:
Informações sobre equipamentos de segurança;
Áreas de risco;
Procedimentos de emergência;
Horários de chegada e de saída;
Intervalos de descanso;
Informações sobre feriados;
Telefones úteis;
Prazos;
Andamento das obras.
Acompanhamento financeiro
O cronograma físico-financeiro reúne informações sobre o avanço da obra, além dos gastos realizados até então. O que faz dele um excelente recurso para o controle de custos.
O cronograma físico-financeiro permite que gastos extras sejam identificados assim que realizados. Oferecendo ao gerente da obra tempo para ações de contorno.
Outra vantagem desta ferramenta é que, quando utilizada corretamente, além de mapear o alocamento de verba também permite auxiliar na distribuição de mão de obra, materiais ou equipamentos
Isso evita o aumento de custos por uso ineficaz ou alocações insuficientes; uma vez que a produtividade pessoal é diretamente proporcional à alocação correta de pessoas e insumos para a realização do trabalho.
Ao delegar tarefas, preste bem atenção na complexidade e duração média de cada uma. Só assim você distribui as tarefas de modo equilibrado. Evitando que um funcionário tenha muitas demandas, enquanto outro tenha tempo ocioso.
Esta atenção evita gastos com horas-extras e te protege de possíveis problemas trabalhistas decorrentes da carga de trabalho excessiva.
Realize um bom controle de pagamentos e recebimentos
Além de ser fundamental para que você cumpra seus prazos e orçamentos, um bom controle de pagamentos e recebimentos permite que você acompanhe o seu fluxo de caixa.
Para um bom controle de pagamentos e recebimentos:
Organize contas e pagamentos de acordo com o vencimento
Poucas coisas são tão frustrantes quanto pagar juros de uma conta por esquecer a data de seu vencimento.
Organize todas as suas contas e pagamentos de acordo com a ordem de vencimento. E lembre-se de fazer o acompanhamento junto do departamento financeiro! Assim você evita desperdícios e garante mais precisão para os seus orçamentos.
Não tenha vergonha de cobrar
Para muitos empreendedores, cobrar pode ser bastante desconfortável. Mas você precisa aprender a cobrar sem sentir vergonha.
Lembre-se: se você prestou um serviço ou vendeu algo merece receber por aquilo!
Envie lembretes e mostre para o seu cliente que você está aberto ao diálogo. Nem todos os compromissos não são cumpridos por conta de má fé.
Negocie com os seus clientes
Entre em contato com os seus clientes inadimplentes e ofereça uma negociação da dívida.
Entretanto, tenha em mente que esta negociação deve ser boa para ambas as partes. Então antes de se comprometer, certifique-se de que você sairá satisfeito com o que conquistou.
Ofereça vantagens para quem pagar antecipado
O melhor para o caixa da sua empresa é sempre receber o valor antecipado. Para que isso aconteça, ofereça vantagens para os seus clientes. Pode ser um pequeno desconto na fatura seguinte ou algum brinde.
Integre a gestão de compras e logística ao controle financeiro
É comum que os setores de compras e logística seja um dos que mais usa os recursos das obras. Afinal, é deles a responsabilidade de adquirir recursos, bem como transporte e movimentação deles pela construção.
Por isso, é muito importante que o sistema utilizado para gerenciar as compras e a logística consiga se comunicar com o de gerenciamento financeiro.
Só assim é possível garantir a economia de recursos, boas negociações e o acompanhamento financeiro preciso.
Como comparar o Orçado Vs. Realizado
A comparação entre o que foi orçado e o que foi realizado é uma atividade importante e deve integrar suas atividades de análise financeira.
Este acompanhamento dos custos permite ao gestor ter o controle sobre os gastos, podendo, dessa forma, traçar ações corretivas sempre que necessário.
A melhor forma de realizar este monitoramento é utilizando um software de gestão de obras. No Mais Controle, por exemplo, você pode consultar essas informações no painel principal. Elas ficam visíveis e claras, e são apresentadas para os usuários na forma de gráficos.
O que facilita a obtenção de dados interessantes para conhecimento das despesas realizadas em relação a cada tipo de insumo necessário na obra.
Controle Pagamento de Mão de obra
Quantos funcionários estão trabalhando para suas obras atualmente? Já imaginou ter que fazer o controle de pagamento de todos os funcionários de cabeça?! É a receita certa para a confusão.
E nós sabemos como o mau controle do pagamento de mão de obra impacta diretamente outros pontos do seu escopo. Dentre eles podemos citar:
Produtividade;
Desconhecimento dos custos totais planejados;
Planejamento superficial, que não abrange todas as questões operacionais;
Falta do registro de dados históricos de informações para ajudar em novos orçamentos;
Falhas no fluxo de informação, que fazem surgir dúvidas e dão espaço a interpretações equivocadas.
Para o bom controle desta verba, que pode representar uma parcela significativa do orçamento, existem softwares de gerenciamento.
Estes softwares ajudam a evitar atrasos, pagamentos de valores incorretos ou repetidos. Além disso, também podem funcionar como cadastro com nomes e dados de cada funcionário.
Gestão do fluxo de caixa
Quando falamos sobre a administração de negócios, fluxo de caixa é o movimento de receitas e despesas de um negócio (ou outra entidade) em um determinado espaço no tempo.
Se seu fluxo de caixa registra mais dinheiro entrando no negócio do que saindo dele, é considerado “positivo”. Se mais dinheiro está saindo, esse é um fluxo de caixa negativo.
Entretanto, quando aplicado à construção civil, o fluxo de caixa normalmente se refere a uma análise de quando os custos serão incorridos e quanto eles serão durante a vida de um projeto.
Ser capaz de planejar e prever é importante para garantir que um nível apropriado de financiamento esteja em vigor e que recursos adequados de saque estejam disponíveis sempre que necessários.
Como montar o seu fluxo de caixa
Software de gerenciamento de obras como o Mais Controle criam relatórios de fluxo de caixa atuais e passados com base em dados já no sistema. Então não gaste horas trabalhando nisso até ver se o seu faz.
Um bom relatório de projeção de fluxo de caixa deve cobrir três tipos de atividades de caixa:
Atividades operacionais
As atividades operacionais incluem sua receita de vendas, menos o custo das mercadorias vendidas, despesas de mão de obra e outros custos de fazer negócios.
Para este cálculo você deve:
Listar suas receitas totais projetadas de clientes e outras receitas.
Em seguida, subtraia deste valor:
– Pagamentos projetados a fornecedores, subcontratados, etc;
– Despesas antecipadas com folha de pagamento.
– Despesas comerciais projetadas (licenciamento, juros, impostos, material de escritório, etc.).
Atividades de investimento
As atividades de investimento incluem a compra e venda de ativos fixos (edifício, equipamento, etc.).
Ou seja, o fluxo de caixa das atividades de investimento é demonstrado através do gerenciamento da quantia de dinheiro planejada para ser gasta durante o período na compra de ativos fixos e subtraindo qualquer receita antecipada da venda de ativos semelhantes.
Atividades Financeiras.
As atividades de financiamento incluem ofertas de ações e dívidas de longo prazo; despesas de aluguel e pagamento de dividendos. Para relatar essas atividades, você deve adicionar ou subtrair para mostrar o dinheiro que entra ou sai e fornece um total para a seção.
Metas claras e compartilhadas
Com certeza, você já reparou que as equipes envolvidas em projetos de construção civil são muito numerosas, né? Isso reforça a importância das metas, uma vez que elas orientam o seu time e garantem que todos estão trabalhando em prol do mesmo objetivo.
Isso pode parecer um pouco óbvio; se você está trabalhando em um projeto de construção civil a meta é entregar a obra concluída. Porém, como vimos anteriormente, muita coisa deve ser feita para que o seu projeto seja entregue.
As metas de gestão de obras guiam o seu projeto e contribuem nos seguintes pontos:
Redução no desperdício de recursos;
Alinhamento da equipe;
Manutenção dos prazos;
Qualidade do serviço desempenhado.
Identifique as metas mais importantes
Trabalhar com muitas metas, além de pouco efetivo, pode fazer com que você se atrapalhe e não consiga acompanhar seus resultados de maneira adequada.
Faça uma lista com todas as suas metas e ordene-as de acordo com a sua importância. Sempre levando em conta prazos, custos, desperdício e as particularidades do seu projeto.
Trabalhe com metas S.M.A.R.T.
Trazida do inglês, esta sigla representa metas que são específicas (S), mensuráveis (M), alcançáveis (A), relevantes (R) e temporais (T).
Quando trabalhamos com metas específicas elas têm um propósito claro e objetivo.
Quando elas são mensuráveis podem ser validadas por metodologias de análise de desempenho.
Quando são alcançáveis garantem que podem ser cumpridas pela gestão e pela equipe.
Quando são relevantes impactam positivamente a gestão.
Devem ser temporais pois estão sujeitas a ajustes, caso o resultado não seja positivo.
Como conquistar clientes
Não conseguimos prever o futuro do mercado, mas podemos te ajudar a se preparar para atrair e conquistar clientes. E sabe qual é a melhor parte? A maioria destas dicas você pode pôr em prática com os recursos que já possui!
Crie um banco de cases de sucesso
Cases de sucesso são um excelente argumento de venda. Prepare documentos com os seus melhores projetos, reunindo de forma objetiva os números e informações que mais interessam ao seu cliente em potencial.
Ao montar os seus cases, pense nessas perguntas:
Qual dor eu ajudei a sanar?
Qual diferencial a minha empresa ofereceu?
Como posso traduzir o meu sucesso e eficiência em números?
Leve essas respostas em consideração e prepare cases variados, tendo em mente o público que você deseja atingir.
Ofereça um atendimento personalizado
Quem quer vender para todo mundo, não vende para ninguém. O seu cliente deve se sentir único. Para isso, é preciso trabalhar a sua comunicação de maneira estratégica.
Só assim você consegue munir o seu departamento comercial com os dados necessários para um atendimento assertivo e personalizado.
Uma dica, por exemplo, é dedicar o seu tempo para montar um formulário de contato que te ajude a filtrar os clientes de acordo com suas necessidades. Além disso, é importante treinar os seus vendedores, para garantir que eles estarão sempre preparados.
Invista em um bom marketing
O marketing é um recurso fundamental para garantir que a sua empresa seja encontrada pelo seu público ideal. Ou seja, é a ponte que vai levar o seu serviço para o cliente que você tanto sonha em conquistar.
Certifique-se de que o seu site possui todas as informações sobre os seus serviços, mostre seus cases e projetos concluídos e ofereça diversas formas de contato.
Lembre-se também de focar no seu diferencial! Destaque o que coloca o seu serviço acima da concorrência.
Compartilhe o seu Relatório de Obras
Cada cliente possui um perfil. Uns confiam de olhos fechados em todas as suas decisões, já outros sentem que precisam acompanhar de perto cada um dos avanços de suas obras.
Um método excelente de conquistar a confiança do seu cliente é compartilhar seu Relatório de Obras.
O Relatório Diário de Obras (RDO) é o documento que registra o dia-a-dia da sua obra. O controle e a transparência dele reforçam o seu profissionalismo e comprometimento com seus clientes e investidores.
Então crie uma rotina que permita que você atualize o seu RDO assiduamente, com todos os detalhes necessários. Assim, sempre que tiver alguma dúvida, ele pode saná-la sem precisar mandar milhares de mensagens.
Com o passar do tempo, você vai ver os efeitos positivos desta ação no relacionamento com os seus clientes.
Use a tecnologia a seu favor
Com tantas tarefas e detalhes importantes para serem supervisionados, o uso de softwares deixa de ser um luxo e se torna uma necessidade!
Além de ajudar na automação de processos, proteção de dados e precisão, um software de gestão de obra ajuda você a poupar o seu recurso mais precioso: o seu tempo.
Conheça o Mais Controle
O Mais Controle é um software de gestão de obras que oferece uma solução integrada para a sua empresa. Nós atuamos ajudando você a otimizar e acompanhar os processos de:
Orçamento;
Cronograma;
Precificação;
Propostas comerciais;
Apropriação de despesas;
Controle de custos;
Fluxo de Caixa e mais!
Com uma interface intuitiva e apoio de gráficos, o nosso sistema oferece informações claras e precisas para que você tome as melhores decisões em menos tempo!
Espaço moderno com infraestrutura aconchegante, preparada para a realização dos mais diversos procedimentos médicos e estéticos com o conforto e a segurança que você merece.
Visite e conheça!
Dra. Flávia Freitas
CRM-44304
Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, é também referência em Tricologia.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
Durante o Think Beauty & Fashion, empresa apresentou principais tendências de Moda e Beleza, com base em pesquisas com consumidores e buscas no Google;
Cabelo é o aspecto da aparência de maior preocupação para os brasileiros, aponta pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise;
Bem-estar e propósito de marca estão entre os principais motivadores de compra.
O Brasil é o terceiro país que mais busca por Moda e Beleza no Google em todo o mundo, atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. E os brasileiros estão cada vez mais interessados em produtos de moda e beleza, o que faz as pesquisas sobre o assunto no Google subirem, em média, 7% e 14% ao ano, respectivamente. Esses são alguns dos dados apresentados nesta terça-feira durante o evento Think Beauty & Fashion, realizado no escritório do Google em São Paulo.
Na ocasião, o Google apresentou dados inéditos de uma pesquisa on-line com mil consumidores¹ sobre hábitos de consumo de moda, e outra encomendada pela empresa à Offerwise com 2 mil brasileiros² apontando as principais tendências do segmento de Beleza. Ambos os estudos mostram que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar as compras desses produtos ao longo dos próximos 12 meses: essa é a intenção de 68% dos entrevistados no caso de moda e 83% no caso de produtos de beleza.
As pesquisas traçam um perfil de consumidor cada vez mais consciente, com preferência por produtos que ofereçam bem-estar e marcas com propósito alinhado com seus valores pessoais. Quase sete em cada dez brasileiros (67%) afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentir bem, independente da opinião dos outros². Além disso, ao considerar a compra de um produto, 17% dos consumidores de beleza² e 7% de moda¹ afirmaram levar em conta o fato da marca ter um propósito alinhado com os seus.
“Os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que os façam não apenas parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam que as marcas tenham uma história além de seus produtos e que mostrem credibilidade, ou seja, que não apresentem um discurso apenas da boca para fora”, afirma Farouk Azanki, head de negócios para o segmento de Beleza do Google Brasil. “São consumidores que priorizam produtos que os façam se sentir bem e expressar seu eu autêntico, em vez de aderir a ideais culturais padronizados”, complementou o executivo.
Cuidar dos Cabelos é a maior preocupação
A pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise² mostra que os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. O ítem é o principal ponto de identificação dos consumidores com o tema ‘beleza’, segundo a pesquisa, sendo citado por 44% dos entrevistados; ficando à frente de perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%).
Os produtos para cuidados capilares também são os que entram com mais frequência nas cestas de compra no segmento de beleza. Quase oito em cada dez brasileiros (78%) disseram que adquirem pelo menos um item para os cabelos todos os meses; à frente de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).
Consumidor se inspira em influenciadores
O consumidor brasileiro está mais confiante na decisão de compra, já que está pesquisando mais, acessando mais canais e buscando inspiração em influenciadores digitais nos quais confia. E é nesse momento da jornada que a Busca do Google e o YouTube se destacam como os principais canais onde consumidores buscam informações e experiências para entender melhor sobre produtos e marcas.
Conforme a pesquisa encomendada à Offerwise², 67% dos brasileiros buscam na internet informações sobre produtos de beleza. A Busca do Google é o principal ponto de contato, com 91%, seguido do YouTube, com 73%. De acordo com dados internos do Google, a maior parte dessas pesquisas estão relacionadas à busca de ‘inspirações’ para produtos da categoria.
O papel dos influenciadores na decisão de compra dos brasileiros é reforçado por outros dados apresentados pela empresa: quatro entre as dez marcas de maquiagem mais procuradas nas plataformas do Google são de influenciadoras e são as marcas que mais crescem em interesse (dados internos). Já outra pesquisa³ proprietária da empresa mostrou que 76% dos consumidores de beleza declaram ter comprado seus produtos nos últimos 12 meses com marcas de influenciadores.
“Para o universo da beleza, o YouTube ajuda a criar identificação e comunidades. Atrai consumidores de todos os perfis, muitas vezes saindo do óbvio, como mulheres que buscam cuidar e conhecer produtos e tecnologias para cuidar dos cabelos”, destaca Carolina Soares, líder de insights para o segmento de Moda e Beleza do Google Brasil.
Metodologia
Durante o evento, o Google apresentou diferentes estudos para mostrar a percepção do brasileiro sobre Moda e Beleza e qual tem sido o papel do Google durante a jornada de compra dos consumidores. Confira, abaixo, os detalhes das metodologias dos estudos citados
¹ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de moda nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 19 e 21 de maio de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
² Fonte: “Marketing Insights – Beauty”, Brasil – Estudo encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise, 2023 – estudo ouviu 2 mil brasileiros (homens e mulheres) acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 24 e 30 de abril de 2023, por meio de questionários on-line.
³ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 25 e 28 de janeiro de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
Laboratório Thiago Hugo
O Laboratório Thiago Hugo iniciou suas atividades na cidade de Diamantina em maio de 2008 em um serviço especializado em análises citopatológicas, com foco principal no exame de Papanicolau. Com o passar dos anos e se tornando cada vez mais referência neste tipo de serviço, expandimos nossas atividades para a Patologia Clínica em janeiro de 2012, momento em que trouxemos novas tecnologias e técnicas modernas de coleta e processamento de amostras, sempre nos atentando para a excelência no atendimento e qualidade do serviço prestado.
Sempre em constante evolução, buscamos a Certificação do nosso Sistema de Gestão da Qualidade, feito alcançado no ano de 2018 e um verdadeiro marco para a saúde do Vale do Jequitinhonha, pois fomos o primeiro serviço de saúde da região a receber este reconhecimento.
Atualmente, além da cidade de Diamantina, estamos presentes nas cidades de Couto de Magalhães de Minas, São Gonçalo do Rio Preto, Felício dos Santos, Senador Modestino Gonçalves e Patrocínio, garantindo sempre o mesmo padrão de qualidade em todas as unidades. Hoje em dia prestamos serviços de análises clínicas, genética, biologia molecular, anatomia patológica, toxicologia, eletrocardiograma, HOLTER, MAPA e ESPIROMETRIA.
Com mais de 10 anos de história, o Laboratório Thiago Hugo tem em seu DNA uma característica marcante, em que o acolhimento e o tratamento humanizado são partes fundamentais do nosso processo de cuidar da saúde de nossos clientes; além do amplo engajamento em causas sociais, em que, de fato, podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Preparo para Coleta – Laboratório de Análises Clínicas – Thiago Hugo
Saiba como se preparar para realizar o seu exame
– O paciente não deve deixar de beber água, ainda que tenha que fazer exames que necessitem de jejum.
– Caso esteja fazendo uso de medicamentos, não esqueça de relatar no guichê de atendimento, no momento do cadastro.
– A utilização ou suspensão de medicamentos deve seguir orientação do médico. Caso não haja recomendação, continuar tomando o medicamento no horário habitual.
– Para coletas de crianças e gestantes, a orientação quanto ao jejum deve ser dada pelo médico.
Exames de sangue em geral
A coleta de sangue deve ser realizada preferencialmente com o paciente em jejum, de acordo com o exame a ser realizado:
– 4h para coleta de sangue que tenha cortisol, lembrando que a mesma deverá ser feita até às 8h da manhã, além de ser imprescindível informar os medicamentos em uso, principalmente glicocorticóides (inclusive pomadas e cremes), dia e hora da última dose;
– 4h para dosagem de prolactina, recomendando-se um repouso de 30 minutos antes da coleta, para quem fez exercícios físicos;
– 8h para dosagem de glicose;
– 8h para dosagens que incluam colesterol, triglicerídeos e lipidograma;
– Para as demais coletas verifique informações sobre o preparo com a nossa equipe.
Coleta para glicose
Obrigatório jejum de 8 horas. Para crianças, o jejum deve ser estabelecido conforme orientação médica.
Coleta urina de rotina
Manter a ingestão habitual de líquidos.
Exercícios: Evitar a prática de exercício físico antes da coleta de urina.
Medicação: Evitar o uso de medicamentos e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos), ou conforme orientação médica.
Outros: Abstinência sexual por período de 24 horas antes da coleta de urina.
Evitar coletar no período menstrual.
Parasitológico de fezes
Evitar o uso de antiácidos e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos) no mínimo 72 horas antes da coleta das fezes ou conforme orientação médica.
O uso de laxantes é realizado somente com orientação médica e é indicado nos casos em que uma série de exames for negativo.
INSTRUÇÕES DE COLETA: de preferência, enviar as fezes frescas recém eliminadas. Coletar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal.
Fale Conosco Para falar com a nossa equipe utilize um dos canais abaixo. Informações sobre preparo de exames, endereços, dúvidas, sugestões, reclamações e até mesmo se você deseja fazer parte do nosso time, este é o lugar.Nossas UnidadesVeja onde estão nossas unidades
Unidade Matriz Diamantina Praça Carmelina do Carmo Fonseca, 41 – Largo Dom João
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Dr Pedro Benedito Batista Jr, MBA Healthcare and policy pela University Of Miami – na base da operação em serviços de emergência.