De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, as grandes dificuldades dos empreendedores, ou até mesmo, dos aspirantes ao empreendedorismo passam sempre pela tarefa de trabalhar com recursos reduzidos, e não conseguir conciliar produtividade com flexibilidade. Mas, talvez a maior dificuldade seja: como inovar? Como ser diferente em meio a uma imensidão de projetos e de negócios que não param de surgir todos os dias?
É nesse pensamento que Glauco mostra X inovações do empreendedorismo que você precisa conhecer:
• Uso da tecnologia: esse ponto você tinha certeza que estaria aqui não é mesmo? Pois bem. A tecnologia é uma grande aliada do empreendedorismo. Por meio dela não somente são criados novos projetos, mas também a difusão e a divulgação foi facilitada. Uma pessoa do outro lado do planeta pode conhecer seu empreendimento com um simples clique no celular. Além disso, com a tecnologia, os processos podem ser muito mais velozes e automatizados. Isso faz com que seja realizada uma melhoria e os gastos sejam reduzidos.
• Uma liderança diferenciada: olhando de cima para baixo, antes de querer que tudo no negócio dê certo, é preciso que você saiba liderar. Afinal, se não souber ser líder, não saberá como levar o empreendimento adiante e nada disso será útil. Uma liderança integrada, que ajuda na criação e propõe a inovação é necessária e valiosa.
• Uma equipe comprometida: uma das falhas mais comuns em empresas é contar com uma equipe desmotivada, que não se compromete da forma que deveria e, assim, não consegue render o necessário. Por mais incrível que isso pareça, ter uma equipe comprometida é, sim, uma inovação. Contando com um recurso humano que colabore junto com a liderança e também saiba utilizar os recursos técnicos para por em prática tudo aquilo que a empresa quer, é essencial.
• Saber gerir: a falta de comando, de gerenciamento, é um pecado que deve ser evitado a todo custo. Saber gerir é uma das chaves para inovar no ramo do empreendedorismo, e não somente os negócios, mas também as dificuldades, as pessoas, a equipe.
• Sair da zona de conforto: inovar é também ir além daquilo que você já conhece e explorar novas áreas, novas fontes de conhecimento. Por isso, é dito que o caminho para a inovação é a busca pelo desconhecimento, pelo diferenciado.
A chave do sucesso
Glauco diz que para ter sucesso no empreendedorismo é preciso reunir importantes habilidades, como a imaginação para pensar na novidade, mas também para reconhecer uma oportunidade e transformá-la em uma boa ideia; determinação para não desistir e parar diante das primeiras dificuldades; saber liderar e gerir; ter organização para fazer do seu projeto um negócio de sucesso, com etapas bem definidas; e conhecer, etapas, técnicas, além de nunca deixar de buscar e explorar novas áreas.
A chave do sucesso no empreendedorismo é a inovação. Mas para inovar é preciso ter um espírito empreendedor.