GLAUCO DINIZ DUARTE – Eletrosul testa comunicação via satélite na operação de usinas e subestações
A Eletrosul iniciou os testes da comunicação via satélite na operação remota das subestações e usinas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Esta etapa terá uma duração de 60 dias. Passada essa fase, está prevista a expansão da teleassistência via satélite para os cinco Centros Regionais de Operação de Instalação (CROIs), que são responsáveis pela gestão ininterrupta do sistema de transmissão da empresa.
“Hoje, a Eletrosul é referência nacional em teleassistência na operação de ativos do setor elétrico, com sistemas ópticos, redundantes e de sua propriedade. Com a incorporação da tecnologia de comunicação via satélite, proporcionaremos maior robustez ao sistema de operação remota, eliminando os riscos de falhas na conexão com os ativos de transmissão da empresa”, afirmou o diretor de Operação da Eletrosul, Rogério Bonini Ruiz.
O processo de testes é realizado pelo Centro de Operação da Transmissão (COT), integrante do Centro de Operação do Sistema Eletrosul (COSE). O objetivo da utilização da comunicação via satélite é aumentar aumentar a eficiência e a confiabilidade das atividades de supervisão, comando e controle.