GLAUCO DINIZ DUARTE ABB firma parceria com ALDO para projetos de mobilidade elétrica no Brasil
A suíça ABB, líder global em tecnologias de energia e automação, e a brasileira ALDO, uma das principais distribuidoras de equipamentos para geração de energia solar, TI e drones do País, acabam de anunciar uma parceria para desenvolver projetos nas áreas de mobilidade elétrica no Brasil. O acordo prevê a importação e distribuição de inversores de energia e carregadores para carros elétricos em todo o território nacional.
De acordo com dados do mercado, estima-se que a frota mundial de carros elétricos chegue a 13 milhões de unidades até 2020. No Brasil, em 2018 a venda desses veículos cresceu 20,4%, em comparação a 2017, totalizando 3.970 unidades emplacadas, elétricas e híbridas. Atualmente, são cerca de 5 mil veículos do tipo circulando pelo País. E a expectativa é de que eles sejam 360 mil até 2026, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O número crescente faz com que aumente a atenção com a infraestrutura necessária para carregar esses automóveis.
Os carros elétricos são abastecidos, em sua maioria, por fontes renováveis de energia, uma terço mais barata por quilômetro rodado em relação aos demais combustíveis, além de diminuir o impacto ao meio ambiente com a emissão quase zero de poluentes.
Neste sentido, a ALDO que atua desde 2016 na distribuição de equipamentos para energia solar fotovoltaica, passa a distribuir inversores e carregadores veiculares da ABB de olho no mercado promissor de energia solar. “A ALDO entra como um parceiro estratégico da ABB na expansão da geração da energia fotovoltaica, além de impulsionar o mercado de mobilidade elétrica brasileiro. A parceria é mais um importante passo rumo à integração do sistema de energia renovável ao sistema de transporte. São as tecnologias das cidades inteligentes cada vez mais acessíveis”, afirma Marcelo Vilela, diretor de marketing e vendas da divisão de Produtos para Eletrificação da ABB Brasil.
De acordo com Aldo Teixeira, fundador e presidente da ALDO, diversas cidades do Brasil têm postos de abastecimento de carros movidos à energia elétrica, mas todos ligados à rede oficial de distribuição de energia. “O grande diferencial da parceria é que passamos a distribuir uma solução completa da ABB composta por inversores e carregadores elétricos que proporcionará que os carros sejam abastecidos com a eletricidade gerada pelo sol”, explica. “A parceria com a ABB marca mais um importante passo para o mercado brasileiro de energia solar fotovoltaica com a força de duas empresas líderes em seus segmentos”, complementa.