Glauco Duarte Diniz – o que é energia renovavel resumo
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, as fontes renováveis de energia são aquelas consideradas inesgotáveis. Elas recebem este nome uma vez que podem se renovar a todo o momento. Elas são encontradas na natureza em grande quantidade ou ainda possuem alta capacidade de se regenerarem por maneiras naturais.
Existem vários exemplos de energias renováveis. As principais e mais conhecidas são:
Energia eólica
Tem origem por meio da força dos ventos que são capazes de movimentar as pás de cata-ventos, que estão ligados aos seus geradores. A vantagem para este tipo de energia é que existe um baixíssimo impacto ambiental e também a geração de poucos resíduos.
Energia Solar
Outra energia muito conhecida e também bastante utilizada é sem dúvida a solar. Ela é adquirida por meio de painéis fotovoltaicos que são capazes de transformar a luz solar em energia. Possui um baixo custo de manutenção dos seus equipamentos e, assim como a eólica, também um baixo impacto para o meio ambiente.
Energia Hidráulica
A energia hidráulica tem origem na água que gira as turbinas das usinas hidrelétricas, o que gera a devida energia. Para adquirir este tipo de energia não ocorre poluição da água, além de garantir uma baixa emissão de gases que causam o efeito estufa.
Conheça as vantagens da energia renovável para a natureza
As energias renováveis representam verdadeiros benefícios para a natureza, já que contam muitas vezes com baixos custos, e, além disso, não necessitam de processos artificiais que resultam em prejuízo para o meio ambiente. Portanto, podemos destacar diversas vantagens para a natureza, como:
Podem ser consideradas inesgotáveis para a escala humana quando comparado aos combustíveis fósseis;
O impacto ambiental é bem menor do que o provocado por meio das fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis, como o carvão, petróleo e gás. Isso porque elas não produzem dióxido de carbono ou outros gases com “efeito de estufa”;
Oferecem menos riscos do que a energia nuclear;
Permitem a criação de novos postos de emprego com investimentos em zonas menos favorecidas;
Com elas é possível reduzir as emissões de CO2, melhorado assim a qualidade de vida com um ar mais limpo;
Reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis.