Glauco Duarte Diniz – petroleo é energia renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, as principais empresas de petróleo e gás da Europa estão mirando o mercado de energia renovável, principalmente o mercado solar fotovoltaico. Petroleiras como a Total, BP, a Galp e a Shell podem figurar entre as doze principais geradoras de energia solar, na opinião de Tom Heggarty, analista de transição energética da Wood Mackenzie.
Segundo o site Green Tech Media, os investimentos da indústria de óleo e gás no setor de energia solar podem provocar uma mudança drástica nos próximos 12 meses em relação aos principais players, conforme Heggarty.
A francesa Total, controladora da SunPower, já tinha cerca de 3 GW em ativos de fontes renováveis, antes de ampliar seu portfólio em geração de energia fotovoltaica para 2,1 GW, em fevereiro, o que representa uma posição entre os maiores players do segmento. Em janeiro, a empresa anunciou que vai construir uma usina solar de 800 megawatts no Qatar. Em fevereiro, divulgou investimentos na Espanha em projetos de energia solar de 2 GW.
Até 2050, a BP pretende zerar as emissões líquidas de carbono e projeta ampliar seus ativos em energia solar com a instalação de 10 GW até 2023. A Shell também está expandindo seus investimentos no mercado fotovoltaico nos Estados Unidos e Austrália. A Equinor, grupo norueguês de petróleo e gás, possui aproximadamente 15% da empresa fotovoltaica Scatec Solar, que tem 1,9 GW de capacidade de operação.
Os investimentos de diferentes empresas de petróleo e gás no mercado fotovoltaico são motivados pelo segmento ser pulverizado. As dez principais empresas do setor detêm cerca de 10% dos 600 GW em capacidade instalada no mercado mundial.
Petróleo continuará a ser negócio principal
Enquanto as maiores petrolíferas internacionais investem em energia limpa, a Petrobras anunciou que não vai adotar a mesma estratégia. Segundo o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, em entrevista ao Estado de São Paulo, há muito marketing e poucas ações de fato das grandes petroleiras globais na área de renováveis.
É importante lembrar que o negócio principal dessas empresas continuará sendo o petróleo. A diversificação dos investimentos vem da identificação de uma demanda crescente de consumidores por energia advindas de fontes renováveis. Sobretudo para atender os compromissos firmados pelos países para redução das emissões.