Quando se fala em diferenciais que um profissional deve ter para se destacar no mercado de trabalho, qual são as características que vem em sua cabeça? Bem, com certeza, você pensou em muitas, e acredito que todas elas fazem sentido!
E quando se fala de empreendedorismo, quais são seus primeiros pensamentos? O empresário Glauco Diniz Duarte diz que muitas pessoas ligam a ideia de empreender em ser “dono” do próprio negócio. O que é normal, diversos artigos o abordam desta forma mesmo.
Mas é importante lembrar que empreender, independente de se ter a própria empresa ou não, é uma atitude que pode ser aplicada diariamente no mundo corporativo. Todo colaborador, líder ou gerente pode – e deve – assumir uma atitude empreendedora dentro da organização.
Segundo Glauco, o empreendedorismo corporativo, ou intraempreendedorismo, é um grande diferencial para sua carreira. Ele vai além de ter boas ideias dentro da organização em que trabalha.
Glauco explica que os empreendedores corporativos têm uma visão sistêmica de toda a empresa, ou seja, conhecem não apenas o seu departamento, mas todas as áreas que compõem a companhia.
Eles são inovadores, sabem planejar e seguir o planejamento. E, acima de tudo, mantêm o foco no positivo.
E uma consequência disto é que eles conseguem contagiar toda a equipe. Trazem, portanto, uma sinergia maravilhosa, diminuindo os gaps entre os departamentos.