Glauco Duarte Diniz – como instalar energia fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, existem muitas dúvidas em relação à adoção da energia solar fotovoltaica em casa, sendo as principais delas relacionadas à instalação.
Há algum requisito específico para a instalação das placas? Será que o telhado da minha casa é apropriado? Quanto terei que gastar para deixar tudo pronto para instalar?
Essas são perguntas válidas e vamos procurar responder algumas delas neste post.
O que você precisa saber antes de instalar energia solar fotovoltaica em casa
A instalação das placas de energia solar fotovoltaica em casa é feita no telhado, por uma questão de economia de espaço e otimização da captação dos raios solares.
Em outras situações, a instalação pode ocorrer no solo, em estruturas próprias para isso, mas trataremos disso em outro momento.
Voltando à instalação em telhados, existem algumas regras que devem ser seguidas:
O telhado deve, idealmente, ser apontado pra o Norte. Quando isso não for possível, a inclinação para o leste é a recomendada. Se nenhuma dessas opções for possível, será necessário fazer a correção do telhado com a instalação de estruturas de compensação. A razão para isso é a forma como os raios solares chegam à superfície terrestre, e ao seu movimento durante o dia.
A inclinação na qual as placas devem ser instalação deve acompanhar a latitude do local da instalação. Se o telhado não possuir a inclinação ideal, também será possível utilizar estruturas de fixação para compensar. Ainda é possível acrescentar painéis ao telhado, para compensar a inclinação sem prejudicar a produção de energia elétrica.
Nesses casos, é necessário que uma esquipe especializada faça a avaliação do local da instalação antecipadamente, para fornecer a melhor solução possível.
Como é feita a avaliação do local da instalação
Além da posição e inclinação do telhado, existem outros fatores que devem ser levados em consideração antes da instalação das placas de energia solar:
A instalação pode ser realizada sobre telhas de barro, mas é preciso avaliar o estado em que estão. Existem telhas quebradas? A estrutura de sustentação está em boas condições? Um sistema de produção de energia solar fotovoltaica é projetado para durar cerca de 30 anos, e é essencial que a estrutura onde se encontra tenha a mesma capacidade.
Telhados em eternit e estrutura metálicas, bem como lajes planas também podem ser utilizadas.
Cuidado com áreas de sombreamento: árvores ou outras estruturas podem afetar a sua produção de energia. Atenção também à posição das antenas de televisão. Se possível ou necessário, as antenas de televisão deverão ser reposicionadas para não causar sombra nas placas.
Área do telhado: ao multiplicar a largura do telhado pelo seu comprimento, você terá a área da sua superfície. Com base na incidência de luz e na quantidade de energia que deverá ser gerada, será possível calcular o número de placas que devem ser instaladas.
O Portal Solar traz a seguinte tabela para a relação entre área ocupada pelas placas e geração de energia:
Área média ocupada por sistemas de energia solar para casas:
Potência de 1.5KWp: ocupa no mínimo 10.5m²
Potência de 2.0kWp: ocupa no mínimo 14m²
Potência de 3.0kWp: ocupa no mínimo 21m²
Potência de 4.0kWp: ocupa no mínimo 28m²
Potência de 5.0kWp: ocupa no mínimo 35m²
Potência de 10.0kWp: ocupa no mínimo 70m²
Você também pode utilizar a seguinte regra: cada 7m² a 10m² será utilizado para produzir 1 kWp de potência do seu sistema.
Por último, é necessário avaliar se o seu telhado tem capacidade para suportar o peso adicional das placas. O peso médio adicional é de 12 a 24 kg/m2. Procure um engenheiro ou arquiteto para fazer essa avaliação.