O que significa ser inovador e qual é o correto emprego desta prática nas empresas? Para o empresário Glauco Diniz Duarte o comportamento inovador é semelhante à cultura empreendedora, pois ambos são importantes para o sucesso de um negócio e, ao mesmo tempo, ambos demandam muito cuidado para serem estabelecidos.
Ao falar sobre a cultura da inovação, Glauco percebe que à medida que regras organizacionais vão sendo estabelecidas, acaba sendo comum a perda de elementos que inicialmente foram responsáveis pelo sucesso inicial do empreendedorismo.
“Com o tempo, as organizações começam a buscar mecanismos para preservar aquilo que já conquistaram — o que, na prática, significa minimizar riscos. Assim, elas passam a dar mais ênfase à análise dos motivos para ‘deixar de agir’ em vez de focar nos motivos ‘para crescer’”, destaca Glauco.
Para ele, as empresas que superam essa fase pensam diferente, ultrapassando a rigidez das regras e da expectativa e, assim, atuam de forma mais empreendedora com foco em propor algo novo ao mercado.