Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Empreendedorismo corporativo: Gestão do Conhecimento

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, aproveitar recursos que já existem dentro da organização para facilitar o conhecimento geral. Este é o principal objetivo da Gestão do Conhecimento, um conceito que se tornou uma forte tendência na forma dos RHs conduzirem as estratégias das empresas.

Segundo Glauco, esta nova forma de gerir pessoas e a companhia em geral parte do princípio de que todo o conhecimento e informação sobre uma empresa e seus processos, inclusive os que estão na cabeça dos funcionários e em departamentos particulares, pertencem à organização. E ela, por sua vez, deve proporcionar a todo o seu corpo de trabalho o usufruto desses dados.

Segundo Glauco, a Gestão do Conhecimento é um recurso estratégico, pois conhecimento é fundamental para atingir objetivos, tanto no ponto de vista mercadológico quanto do competitivo. “A informação é um bem intangível, que não está no balanço das empresas, mas todo mundo sabe o quão importante ela é, seja para atingir metas, seja para enfrentar a concorrência com maior preparo, ter vantagens competitivas ou mesmo para planejamento”, explica.

Mudanças na gestão

A chamada Era do conhecimento, em grande parte impulsionada pelos avanços da tecnologia, trouxe a necessidade de transformações profundas na interação entre organizações e pessoas. A GC permite otimizar as formas de comunicação, melhorando a criação, a retenção e a troca de conhecimento na organização.

“Podemos aplicá-la em processos específicos, como no desenvolvimento de novos produtos com implicações sobre a capacidade de inovação da empresa, ou estrategicamente, entendendo os conhecimentos futuros demandados pelo mercado, comparando com o que existe na empresa e criando estratégias para alinhar ambos”, indica Glauco.

Todos os departamentos de uma empresa devem estar envolvidos no processo de gerenciar conhecimento, porém, é fundamental e necessário o apoio das áreas de tecnologia, gestão de pessoas e planejamento:

• Tecnologia para desenvolver sistemas que possibilitem unificar e disponibilizar essas informações;

• Gestão de pessoas para avaliar como o processo de redescoberta das informações será feito e impactará em seus colaboradores;

• Planejamento para montar a estratégia do processo em si e mapear as necessidades atuais e futuras.

É interessante ressaltar que por meio de conteúdos e informações já existentes dentro da organização, ela poderá se diferenciar no mercado. Isso traz redução de custos, pois a empresa poderá contar com treinamento mais fácil, aumentará sua receita, terá funcionários com maior produtividade e, consequentemente, todos aprenderão mais sobre o negócio da empresa.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts